Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Alô Babá: fonoaudiologia e cuidadores juntos para o melhor desenvolvimento infantil

Segundo estudos, o modo como o cérebro se desenvolve após o nascimento depende dos estímulos externos que recebe, tendo seu pico de desenvolvimento entre 0 e 3 anos de idade. Jaime Zorzi, fonoaudiólogo e especialista em desenvolvimento infantil, lembra que “em uma sociedade onde pais e mães estão cada dia mais envolvidos na criação dos filhos, mas que também trabalham fora e recebem ajuda de cuidadores, como babás, berçaristas, avós, entre outros, é importante repensarmos a necessidade da capacitação desses indivíduos que atuam diretamente com a criança, garantindo que ela possa ter um melhor desenvolvimento das habilidades física/motora, cognitiva, linguística e outras”.

A leitura, por exemplo, desde os primeiros meses de vida,o diálogo e a exposição aà vocabulários amplos e corretos, além dos estímulos lúdicos através de brincadeiras, brinquedos e outras atividades são fundamentais para esse processo, segundo dados do estudo “Funções Executivas e Desenvolvimento da Primeira Infância”, do Núcleo Ciência pela Infância, de 2016. “É nesse campo que a fonoaudiologia tem ferramentas que, além de colaborar para que cuidadores explorem mais e melhor essas atividades, conseguem identificar atrasos e necessidades de ajuda profissional e evitar a essa criança tenha impactos maiores em um período escolar tardio”, explica Zorzi.

Irene Marchesan, fonoaudióloga e criadora de protocolos e estudos que permitem a detecção e correção de problemas ligados à fala, reforça que cuidadores conscientes podem colaborar de forma intangível a família e especialmente a criança, visto que o problema de fala muitas vezes está ligado não só a questões físicas, mas também de estímulos corretos. “Temos que educar primeiro quem vai cuidar da criança. Mamar, mastigar e falar corretamente são questões interligadas e fundamentais, nem sempre pensadas, mas que causam impactos na alimentação e no desenvolvimento social e intelectual da criança”, afirma.

Questionamentos comuns dos pais como: meu filho ainda não fala, meu filho não come direito, meu filho cospe a comida, me filho não consegue mamar, meu filho troca as letras ao falar e escrever, meu filho não consegue se concentrar em uma atividade, podem ser avaliados e tratados com a ajuda da fonoaudiologia.

“Não se pode mais marginalizar ou subestimar a importância dos que cuidam, muitas vezes em tempo integral das crianças. É necessário valorizar e como forma de valorização, educar essas pessoas para que sejam além de afeto, uma figura de representatividade ainda maior na vida desses pequenos em desenvolvimento é importante”, conclui Jaime.

O cenário das disfunções e possibilidades de vínculos do tratamento com o suporte dos cuidadores é tão frequente, que os fonoaudiólogos Irene e Jaime desenvolveram em sua clinica um curso em formato de EAD para cuidadores, babás e berçaristas, composto por uma grade e equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, pedagogos, nutricionista e odontopediatras.

Mais detalhes do curso podem ser conferidos em: https://cefac.br/

O CEFAC:
Configurado como um dos principais centros de Fonoaudiologia no Brasil, o CEFAC foi constituído por dois importantes nomes de referencias nacional e internacional, a fonoaudióloga Irene Marchesan e o fonoaudiólogo Jaime Zorzi, ambos ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e representantes de outras entidades do setor, além de conferencistas dos principais eventos do segmento em nível mundial.

Além deles, o CEFAC ainda disponibiliza um corpo de profissionais nas mais diferentes frentes de atuação, que poderão somar com a imprensa com entrevistas e personagens, em pautas sobre os mais variados temas que envolvem a fonoaudiologia, como distúrbios da voz, linguagem, aprendizagem, disfagia, gagueira, surdez, entre outras.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo