Brasil,

Quem serão os protagonistas da jornada digital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Giurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Enio Klein, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo, especialista em TI e Coach pessoal e profissional pela International Association of Coaching - IAC/SLAC

A transformação digital está sacudindo o ambiente de negócios e a própria sociedade. Segundo o professor da Kellogg, o indiano Mohanbir Sawhney, as organizações precisarão se adaptar para sobreviver ou continuar inovando. De acordo com ele, “mais de dois terços da inovação disruptiva vem de empresas já estabelecidas. Essas empresas olharam para seus próprios negócios e conseguiram transformá-los, a fim de tirar vantagens competitivas."

Um pensamento povoa cabeças de CEOs em todo o mundo: “se você não gosta de mudanças, vai odiar a extinção, diz Charles Feld, fundador do The Feld Group Institute, uma empresa de desenvolvimento de liderança que trabalha com corporações globais para desenvolver líderes de negócios e de TI da próxima geração. Esta afirmativa dá o tom da importância e da prioridade que o assunto tem na cabeça dos líderes empresariais de hoje.

Mas quais os protagonistas nesta jornada? Quem nas organizações vai liderar esse processo?

Pesquisa recente do Gartner demonstra que 63% dos líderes nas empresas pensam em fazer mudanças em seus modelos de negócio. Enquanto apenas 11% estão realmente realizando algum tipo de transformação, 66% somente pensam em fazer. Mas isso não é necessariamente ruim, já que usar a tecnologia para otimizar o negócio também faz parte da jornada digital das companhias.

É importante, contudo, diferenciar os conceitos de transformação e otimização. São estratégias diferentes com resultados igualmente distintos. Enquanto uma atua no modelo existente, melhorando-o, reduzindo custos e aumentando o fluxo de receitas existentes, a outra define um novo modelo de negócios, envolvendo produtos, serviços e fluxos de receitas, resultando em uma nova forma de atuação, às vezes disruptiva, outras vezes, nem tanto.

Ao lado do CEO, o CIO e as áreas de TI são stakeholders fundamentais. Eles são aqueles que determinam o início da jornada, e a viabilizam. Mas não são eles que fazem acontecer sozinhos. O GPS desta jornada é baseado em uma triangulação de três pontos: a tecnologia, o negócio e a experiência do cliente. Assim, seja qual for a estratégia digital adotada por sua organização, prepare-se para envolver todas as áreas: de TI ao desenvolvimento humano e organizacional, e do marketing e vendas. Sejam empresas industriais ou de serviços, baseadas em aplicativos ou não, algumas dessas áreas já assumiram seus lugares. Outras não.

As empresas vão mudar para que se tornem digitais. Dentre essas mudanças, conforme divulgado por especialistas no Gartner Symposium, conferência realizada em outubro último em SP, a transformação na forma de trabalho é uma das mais significativas. Estruturas atuais se quebrarão e novas tendências vão se tornando realidade: equipes multidisciplinares trabalhando sob demanda de qualquer lugar, novas especialidades, necessidade constante de novas qualificações, robotização e inteligência artificial levarão ao que os analistas chamaram de “We Working”.

Este movimento irá mudar o modelo de gestão e trabalho das empresas nos próximos anos. Empresas que se transformam em organizações ágeis vão sair na frente e serão mais competitivas nos próximos anos. Às vezes mais envolvidos com o dia a dia na gestão das pessoas, o pessoal de RH precisa tomar consciência do papel de protagonista nesta jornada e ocupar este lugar imediatamente.

Assim como outras, equivocadamente consideradas como “de apoio”, áreas de desenvolvimento humano e organizacional estão demorando a se engajar nesse processo por acreditarem que não estão na cadeia de valor. Talvez no passado, mas certamente não no futuro!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar