Brasil, 12 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

O que uma marca precisa ter para conquistar um cliente?

O que uma marca precisa ter para conquistar um cliente?

Muito além da presença das redes sociais, é preciso pensar no design da marca como um todo

A simples presença de uma marca nas redes sociais já não é mais suficiente para manter um bom relacionamento com o consumidor e conquistar novos clientes. Muitas empresas têm buscado as mais variadas soluções para atrair público, mas acabam esquecendo de um detalhe que faz toda a diferença: a identidade visual.

A sociedade é cercada de informação e a visual talvez seja uma das principais, pois imediatamente à visão de símbolos e cores, a mente faz suas associações. Quando o consumidor pensa na marca Coca-Cola, por exemplo, ele a associa à fonte usada, a cor vermelha, a tipografia do “C”, e até sente vontade de beber. Isso é design, é marca, é um cliente conquistado.

Uma pesquisa publicada na revista Journal of Consumer Psychology, especializada em aspectos comportamentais do consumo, destacou a importância do design para a experiência de consumo. Segundo a publicação, o ser humano direciona seu comportamento de acordo com estímulos cerebrais, que associam cores, formatos, texturas e matizes a sensações como prazer, alegria, excitação ou dor, medo, tristeza ou ainda relaxamento, paz e tranquilidade.

Os resultados da pesquisa mostram algo que não pode passar despercebido por um empreendedor: o design gráfico é um diferencial competitivo tão poderoso que é capaz de fazer com que marcas desconhecidas ganhem destaque, mesmo diante de outras já estabelecidas no mercado.

“O desenvolvimento da identidade visual se dá pelo estudo do público, cores e símbolos. Além de se encantar, o público precisa entender qual é a mensagem que sua marca quer passar. Aí, ele se fideliza, ainda que não se dê conta”, explica Gilnei Silva, designer gráfico e responsável pela agência que leva seu nome (http://gilneisilva.com/). Segundo ele, os seguintes elementos têm muita importância no processo de conquista de novos clientes e retenção de antigos:

Design

O design deixa de ser visto como algo supérfluo para ocupar uma posição de destaque estratégico, sendo uma ferramenta perfeita para o empreendedor destacar sua empresa dentre tantas outras que atuam no mesmo setor. Isso vai além da questão visual e gráfica.

A padronização de elementos, tipografia e cores presentes em um logotipo ou em qualquer forma de divulgação do negócio, garantem o reconhecimento da empresa. E a maneira como esses elementos interagem nos materiais utilizados para fazer isso abrangem o conceito de identidade visual.

A influência das cores

As cores são elementos presentes na vida diariamente. Pesquisas indicam que cores frias, como o azul, têm efeito relaxante. Por outro lado, as cores quentes, como o vermelho, despertam.

Cada cor desperta sensações diferentes no nosso corpo. Existem inúmeras marcas que podem ser facilmente lembradas pela suas cores: McDonald's e Coca-Cola são ótimos exemplos.

As empresas que estão em processo de construção da identidade visual precisam estar atentas às cores que vão usar, para que seu público seja impactado da maneira correta.

Escolha do público

Atrair o público certo para cada tipo de negócio tem relação direta com a imagem que a marca transmite. É essa imagem que comunicará os objetivos, valores e a missão. Por isso, é fundamental que se conheça o público-alvo, pois é a partir dele que a identidade visual deverá ser criada.

Reunir valores emocionais e psicológicos é uma excelente maneira de influenciar o cliente a optar e se atrair pela marca, gerando uma identificação duradoura. Além disso, a comunicação visual necessita ser expressiva para captar a atenção dos futuros consumidores.

Psicologia

A psicologia é parte intrínseca do design. Focar no subconsciente dos clientes pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto. É preciso surpreender, inovar, ser a diferença. É isso que uma marca precisa ter para conquistar o cliente.

“Uma marca forte e atrativa chama a atenção do público com facilidade. Seu processo de criação é minucioso. Apenas profissionais habilitados conseguem bons resultados”, finaliza Silva.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo