Brasil, 14 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Como a estratégia de dados e uso de IoT está revolucionando a gestão de frotas

*Por Marcelo Sales

Estamos cada vez mais conectados por meio de nossos dispositivos. E à medida que a Internet das Coisas, ou IoT, se expande, vejo o setor de gerenciamento de frotas tornando-a em estratégia de dados e conectando veículos e motoristas como nunca antes.

No início deste ano, em meu post “Estratégia de dados: um passo para IoT ”, comentava o quão importante acreditava que o assunto seria para 2018. Agora, mais próximo do fim dele, vejo como essa previsão foi assertiva ao acompanhar mercados como o de saúde e varejo. Mais recentemente, tenho observado como o de gerenciamento de frotas têm usado a IoT para evoluir. Não é para menos, afinal, de acordo com a McKinsey Global Institute, a IoT terá um impacto potencial total de até US$ 11,1 trilhões por ano até 2025. Com tantas oportunidades, faz muito sentido que empresas de diferentes setores busquem otimizar suas estratégias de dados a partir da Internet das Coisas.

Aprofundando o olhar nas companhias de gerenciamento de frotas, podemos dizer que a IoT tornou-se uma das soluções mais completas para fazer essa gestão e que ela transforma a operação, diminuindo o tempo de inatividade, despesas operacionais, aumentando a eficiência, entre outras.

Monitoramento e aumento de produtividade

Paradas desnecessárias, imprudência ao volante, gastos excessivos de combustível, entre outros, são itens dos quais costumo ouvir queixas sobre o quão difíceis são de monitorar adequadamente. Com o uso da IoT associada a estratégias de gestão de dados, é possível automatizar essas informações por meio do acompanhamento do veículo. O time de gestão de frotas recebe relatórios em tempo real de percepção de desempenho da frota e comportamento dos motoristas. A partir disso, é possível ter um mapa objetivo, identificando potenciais problemas com antecedência suficiente para mitigar riscos que garantam a integridade do condutor, do veículo e da carga, além de garantir o controle de custos previstos.

Com o acesso a esses dados, garante-se também uma melhor visão do veículo como um todo, o que possibilita monitorar a integridade da frota de qualquer dispositivo. Por meio de alertas, identifica-se a necessidade de manutenção, como troca de bateria, temperatura inadequada, entre outras demandas do motor. Também é possível acompanhar o calendário de inspeções e, com isso, manter funcionários seguros, reduzindo custos com acidentes de trabalho, e carros funcionando adequadamente, sem prejudicar prazos e clientes.

Otimização de custos

Não conheço um gestor de frota que não se preocupe diariamente em garantir que seus orçamentos estejam cada vez mais adequados à realidade. O fato é que, com dispositivos conectados, a ansiedade por conta disso diminui, uma vez que se pode acompanhar e entender cada passo que um veículo dá e, com isso, identificar quais são os gastos reais e quais áreas o dinheiro pode ser melhor aplicado. Mas, na minha opinião, dá para ir mais longe. A IoT pode suportar empresas para que obtenham melhores previsões de custos de acordo com o histórico das operações - por exemplo, entendendo melhores trajetos que cruzem distância percorrida e custos com pedágio e combustível, apresentando o melhor caminho a ser seguido pelo motorista.

Grande quantidade de dados

Só temos mesmo uma estratégia de dados a partir do momento que passamos a utilizá-los como base para um pensamento analítico e organizado- e quando eles nos conduzem na tomada decisões.. Todos os dias, as frotas geram uma enorme quantidade de informações, como consumo de combustível, quilometragem, velocidade, situação das estradas, utilização de veículos e muito mais. Antes da transformação digital que o setor vive, tais informações tinham que ser coletadas, se é que eram, manualmente. O resultado vinha em forma de atrasos significativos para soluções de problemas e mudanças de rota nas estratégias de negócio (da empresa e seus clientes).

Com a IoT, inaugura-se uma era em que a conexão realiza tal tarefa e dá agilidade ao negócio como nunca vista antes. Os gerentes, em posse disso, podem analisar e entender sua frota e atuar sobre ela o mais rápido possível, tornando sua posição, inclusive, muito mais estratégica para a empresa Ele agora pode evitar situações que, antes, não eram vistas pela empresa. Se você ficou interessado em se aprofundar, sugiro que acesse este link aqui e percorra o infográfico feito pela Hitachi para saber mais sobre como soluções baseadas em dados podem melhorar operações de gerenciamento de frota.

Mais uma vez, reforço que estratégia de dados e IoT são os caminhos para o futuro, não apenas para o gerenciamento de frota, mas para o trabalho e para a vida. Estamos passando por um processo de mudança, e ao abrir mão das novas possibilidades para continuar com os métodos tradicionais, deixamos de olhar para oportunidades que podem nos conduzir a um futuro mais limpo, econômico e sustentável.

Sobre a Hitachi Vantara

A Hitachi Vantara, subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda líderes a encontrar e utilizar o valor de seus dados para inovar de forma inteligente e atingir os resultados importantes para as empresas e a sociedade. A empresa combina tecnologia, propriedade intelectual e conhecimento do setor para fornecer soluções de gerenciamento de dados que ajudem as empresas a melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir os custos dos negócios. A Hitachi Vantara aumenta a capacidade de inovação corporativa, combinando tecnologias de informação e operacional ( TI e TO) e conhecimento de domínio. A companhia trabalha com organizações em todos os lugares para gerar dados que tragam resultados significativos. Acesse: www.HitachiVantara.com

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), sediada em Tóquio, no Japão, oferece inovações que atendem aos desafios da sociedade. As receitas consolidadas da empresa para o ano de 2016 (encerrado em 31 de março de 2017) totalizaram 81,8 bilhões de dólares. O Grupo Hitachi é líder global em Inovação Social e tem aproximadamente 304 mil funcionários em todo o mundo. Por meio da criação colaborativa, a Hitachi fornece soluções para clientes em diversos setores, incluindo indústria, energia e distribuição, água, desenvolvimento urbano, finanças, governo, público e saúde. Para mais informações, visite http://www.hitachi.com.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo