Brasil,

Transformação Digital: apenas um termo cool do momento ou necessidade para sobrevivência?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Geampaulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

por Bruna Maggion, Head de marketing da Wavy

É fato que as empresas brasileiras andam a passos curtos rumo à transformação digital. De acordo com levantamento feito pela PwC apenas 9% das empresas se consideram avançadas em níveis de digitalização. A transformação digital pode ser definida como um processo estratégico, no qual a tecnologia é utilizada para que as empresas se tornem mais competitivas, posicionando o cliente no centro de tudo.

Manter o cliente como foco central é o que diferencia um processo de transformação digital de apenas digitalização de processos e documentos dentro de uma empresa. Para falarmos realmente em transformação digital, é essencial entender as necessidades, dores e jornada do consumidor e entender como aquela empresa vai agregar valor a ele, como vai facilitar sua vida e entregar um produto extremamente melhor com um processo altamente otimizado e mais qualificado. E é justamente esse o segredo: mudar o mindset e tentar enxergar a empresa de fora, com a visão do cliente.

É importante entender também que o processo de transformação digital não limita-se a apenas uma área ou um processo dentro da empresa, a digitalização é uma transformação que pode ocorrer em diversas áreas desde supply, logística, marketing, finanças até o relacionamento com o cliente, com aplicações desde a automatização de um processo fabril com fábricas conectadas com a inteligência de vendas, entendendo em tempo real as necessidades de produção trazendo grandes otimizações para a área de planejamento de demanda, uma logística com entregas automatizadas através de drones, produtos com IOT que entregam informações de consumo úteis a áreas de marketing e/ou assistência técnica, uso de algoritmos preditivos para otimizar cronograma de reparos com manutenção preventiva de equipamentos, até utilização de inteligência artificial e plataformas conectadas com mensageria para um atendimento ao cliente muito mais eficaz e qualitativo.

Apesar de engatinhar nesse sentido, temos empresas brasileiras que apostam em um avanço tecnológico para os próximos anos. A expectativa, é que em 2020, o número tenha um salto de 9% para 72%, o que demonstra que viveremos um verdadeiro "boom" de investimentos e mudanças nesse sentido.

Então por onde começar? Apesar de falarmos de tecnologia, a premissa mais importante para o sucesso de uma transformação digital são as pessoas. Tal processo apenas ocorrerá com o patrocínio inquestionável da alta liderança, já que são eles que vão pulverizar pela empresa os benefícios dessa transformação, fazendo com que os demais colaboradores se envolvam com essa ideia, entendam e se engajem com os reais benefícios gerando mudança de mindset. Além disso é essencial o reforço na cultura, capacitação de pessoas e até possíveis mudanças de estratégia e estrutura, dependendo do nível de maturidade de cada organização.

Além disso, é muito importante um investimento da empresa com a segurança de dados, com profissionais especializados e certificados no assunto, evitando assim que a empresa seja exposta a ameaças e riscos que envolvem a proteção virtual e cibersegurança.

Por falar em dados é inquestionável o volume gerado através da utilização das tecnologia nos processos da empresa. Além disso, outro fator importante a ser considerado é a estratégia de utilização de tais dados, sendo fundamental ter recursos de analytics com grande variedade de habilidades, como cientistas de dados, arquitetos de algoritmos, além de uma integração do fluxo de trabalho, para suportar as decisões e conduzir a transformação digital do jeito certo, utilizando o potencial máximo dos dados e impulsionando ainda mais ganhos e benefícios para a empresa e consumidor.

A transformação digital não é uma tarefa simples, exige grande abertura à mudança e existem riscos, porém os ganhos em eficiência, redução de custos, e aumento de receita geram altas vantagens competitivas. O termo pode ter sido apenas uma palavra de ordem em algumas salas de reuniões (atrasadas) anos atrás, mas 2019 forçará muitas empresas a perceberem que o tema não é brincadeira. É um imperativo no mercado empresarial atual, será uma ocorrência cada vez mais comum nos próximos anos e as empresas que rapidamente se adaptarem a essa nova realidade são as que terão ou se manterão com sucesso no mercado e, em contrapartida, aquelas que não adotarem as mudanças podem estar definitivamente fora do jogo. Essa é uma jornada inevitável, ganhará quem correr mais rápido.

Sobre Bruna Maggion

Apaixonada por marketing e por marcas com propósito que causam impacto real na vida das pessoas, possui vasta experiência na área de marketing, com mais de 10 anos de experiência nos mais diversos segmentos – branding, comunicação, estratégia, inovação, produto e trade marketing - em grandes multinacionais de bens de consumo, como Henkel, Groupe SEB, Heineken e Whirlpool atuando no Brasil, Espanha e em Portugal. Passou os últimos 04 anos na B.blend, joint venture entre a Whirlpool e Ambev e recentemente assumiu a área de marketing da empresa Wavy, unidade de negócio da holding Movile com a missão de estruturação da área, construção da marca, posicionamento no mercado e com o sonho de impactar a vida de 1 Bilhão de pessoas. Cursou Pós-Graduação em Branding pela Universidad Pompeu Fabra España e é formada em Comunicação Social – Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Sobre a Wavy

A Wavy é uma empresa do grupo Movile que reúne mensageria, conteúdo e outros negócios com operadoras de telefonia móvel e TVs. Dividida em três áreas (parcerias, educação e ChatClub), é líder na América Latina e um dos maiores players globais do segmento, com receita anual média de R$ 100 milhões, 100 milhões de usuários ativos e 400 empresas parceiras. Entre seus clientes, além de mais de 40 operadoras móveis, estão Disney, Microsoft, Google, Facebook, WhatsApp, Natura, SBT, Bradesco e Amazon.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar