Brasil, 17 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Como funcionam os seguros para carros antigos, superesportivos e blindados

Por Gustavo Henrique Ruffo

Apesar de boa parte desses automóveis poder custar mais, protegê-los não é tarefa das mais fáceis


Os antigos podem receber cobertura para o segurado, ascendentes, descendentes e cônjuge por incêndio, explosão e fumaça (Edu Ramos/Quatro Rodas)

Se boa parte da frota nacional circula sem seguros, mesmo tendo acesso teoricamente fácil a eles, o que dizer de superesportivos? Ou de algum clássico precioso ou até mesmo de um simples veículo blindado? Apesar de boa parte desses automóveis poder custar mais de R$ 1 milhão, protegê-los não é tarefa das mais fáceis, já que a grande maioria das seguradoras e corretores evita ao máximo trabalhar com esse tipo de automóvel.

Quando se fala nos antigos, a grande verdade é que não existe seguro. Não, pelo menos, como se concebe o serviço hoje, pois não existe aceitação da apólice completa, que inclua a colisão. Quando aceitam, só há cobertura para roubo e furto, com guincho e assistência 24 horas.

Uma inovação no segmento veio da Porto Seguro, com a apólice Porto Seguro Residência Premium. Esse seguro residencial pode incluir veículos que tenham placa preta (atestado oficial de originalidade para carros com 30 anos ou mais) que pernoitam na residência.

O produto oferece cobertura opcional de até R$ 100.000 para os automóveis do segurado, ascendentes, descendentes e cônjuge por danos causados por incêndio, explosão e fumaça.

barreira dos cinco anos

Superesportivos são outra grande causa de dor de cabeça para os corretores de seguro automotivo.


A grande dificuldade está nos superesportivos importados que não estão cadastrados no sistema das seguradoras (Lamborghini/Divulgação)

“A primeira dificuldade está em modelos importados que não estão cadastrados no sistema das seguradoras, devido à pouca quantidade desses veículos no Brasil”, explica Marcio de Paiva Costa, da corretora Mazetto Seguros, de São Paulo, que também atende a blindados e carros de leilão.

“Se conseguirmos fazer o enquadramento, surge outro problema: o valor do veículo. E aqui entra uma verdadeira negociação com as seguradoras para que elas aceitem o contrato. Se o veículo tiver mais de cinco anos, as chances de aceitação são mínimas. Nesse caso, apenas 3 das 17 seguradoras com as quais trabalhamos aceitam o seguro”, diz.

A questão da idade do automóvel afeta também os blindados. Os que têm até quatro anos podem ser assegurados do mesmo modo que os carros comuns. Nesse caso, o cliente contrata o seguro total mais o valor de cobertura para blindagem.

Só é preciso apresentar a documentação da blindagem, que inclui a nota fiscal do serviço, a Autorização do Exército para Blindagem e o documento atualizado do automóvel, quando o cliente blinda o carro depois de já ter feito o seguro para o veículo.

Resumindo, é quase como se o seguro de blindados fosse dois produtos em um, ou seja, seguros separados para o carro e para a blindagem. “E, mesmo assim, apenas duas seguradoras do mercado aceitam veículos com blindagens de mais de cinco anos. Mas o seguro não é para a blindagem. Apenas para o veículo em si”, afirma Costa.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo