Brasil, 10 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Navio com destino ao Brasil tem queda de contêineres no mar

Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais

O navio “Kota Lumayan” vindo de Singapura e previsto para atracar na data de hoje no porto de Santos, comunicou que sofreu um acidente durante a passagem pela costa do Sul da África, ocasião em que sete contêineres caíram no mar e aproximadamente outros trinta tombaram a bordo do navio.

O Kota Lumayan é um navio porta containers, IMO 9494541, DWT 50604, com 39.906 de tonelagem bruta, construído em 2010 e atualmente navega sob a bandeira de Singapura.

Além das perdas dos contêineres que caíram no mar, provavelmente haverá danos às cargas contidas nos contêineres que tombaram por deslocamento interno, mas isso somente será confirmado após o desembarque do navio.

As primeiras informações indicam que o acidente ocorreu devido ao mau tempo enfrentado pela embarcação durante a viagem. Sempre que um acidente marítimo ocorre, desperta atenção para a importância do seguro. No caso do Kota Lumayan, embora seja alegado motivos de ordem meteorológica, dificilmente prevalecerá a isenção de responsabilidade e o armador certamente será responsabilizado pela queda dos contêineres ao mar e pelas avarias aos que tombaram.

Os proprietários das mercadorias nos contêineres perdidos e nos avariados que possuem seguro de transporte internacional, devem avisar imediatamente à sua seguradora para receber as instruções sobre os procedimentos para a comunicação do sinistro para recebimento de seus prejuízos.

Já os embarcadores que não possuem seguro, devem registar um “claim” junto ao armador e agente de cargas, porém amargarão um longo período para o ressarcimento e ainda estarão sujeitos as limitações previstas internacionalmente.

A recomendação é jamais efetuar um transporte internacional de cargas sem seguro, pois além da proteção securitária os sinistros são regulados com rapidez.

Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo