Brasil,

A importância da automatização da averbação de carga

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Valmir Colodrão *

Se há uma atividade que faz o Brasil funcionar certamente é o transporte de cargas. Qualquer problema nessa área acarreta um efeito cascata que interfere em todos os setores, derruba os índices econômicos e traz prejuízos às pessoas. Diariamente acontecem atrasos nas entregas, avarias nas mercadorias ou até mesmo ações de criminosos que impactam a vida de uma determinada comunidade. É preciso encontrar formas de proteger esse serviço – ao mesmo tempo em que é otimizado e simplificado os processos para as transportadoras.

É nesse ponto que entra a averbação de cargas, um processo que assegura as mercadorias e evita problemas no caso de sinistro. Na prática, a empresa contrata um seguro no intuito de proteger o transporte de avarias ou roubo. Essa iniciativa é obrigatória por lei, que determina que toda carga deve ser assegurada e averbada independentemente do modal escolhido (rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo ou aéreo). Como grande parte das entregas no Brasil é feita por caminhões, o seguro mais comum é o Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C).

Contudo, apesar da obrigatoriedade legal, muitas organizações ainda não se concentram nessa prática e acabam realizando todo o processo de forma manual e sem a ajuda de tecnologia. Se o objetivo é assegurar a entrega, não faz sentido realizá-lo precariamente. Ao inserir dados manualmente em uma planilha ou arquivo, o colaborador está sujeito a equívocos ou enganos e pode não inserir alguma informação – o que eleva o custo operacional e derruba a produtividade. O ideal, portanto, é automatizar essa tarefa para garantir mais segurança e aumentar o desempenho.

Para isso, as transportadoras devem utilizar um TMS (Sistema de gestão de transportes, na sigla inglesa) e integrá-lo a um sistema EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) que esteja no mesmo padrão do software utilizado na seguradora. Assim, é possível transmitir os dados com segurança e agilidade à empresa responsável pela averbação da carga a cada entrega realizada. Além disso, o gestor também é beneficiado, pois passa a ter mais tempo para verificar se as mercadorias foram acomodadas com segurança no veículo.

Ainda que não reduza os riscos de acidentes ou a ação de bandidos, a averbação eletrônica protege o embarcador e a transportadora de ter que arcar com qualquer gasto que resulte destes problemas. A ação também facilita o gerenciamento de riscos, minimizando os impactos de qualquer situação decorrente da entrega, melhora a segurança em todos os processos, reduz o prejuízo das empresas e elimina problemas com a fiscalização por comprovar a conformidade dos documentos referentes às cargas.

Em um cenário em que a tecnologia é dominante e as corporações precisam “fazer mais com menos”, é preciso automatizar todas as tarefas burocráticas e liberar os colaboradores a ocuparem posições mais estratégicas. No caso da averbação de carga, um item fundamental para as transportadoras, chega a ser um recurso obrigatório para se destacar em um mercado tão competitivo.

* Valmir Colodrão é diretor da Praxio


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar