Impostos demais é compliance e liquidez de menos
Rogério Borili
A complexidade do sistema tributário no Brasil para atender às obrigações fiscais, cada vez mais impacta na saúde financeira e na competitividade das empresas brasileiras. O total de impostos, contribuição e taxas referentes a 27 estados e mais de cinco mil municípios com legislações diferentes somam mais de 80 obrigações a cumprir.
Uma pesquisa do Banco Mundial, aponta que o Brasil é o que mais gasta horas para atender as obrigações fiscais entre 184 países analisados. São 1.958 horas/ano no total. Ainda assim, ao final de cinco anos, caso esteja pagando algum tributo de forma errada, a empresa será autuada pelo Fisco.
Esse é um dos fatores que faz com que as empresas adotem como rotina o pagamento de impostos a mais do que deveriam. Porém, pagar impostos de forma correta chega a ser um desafio e uma ótima oportunidade!
É possível pagar tributos com compliance, minimizando os riscos. A oportunidade está na gestão tributária, como prevenção para organizar, avaliar e pagar o que efetivamente é devido. Um processo de revisão das apurações reduz inconsistências por meio de conceitos atualizados de tributação.
Sem dúvida, as empresas precisam ser conservadoras nos pagamentos de tributos e manter-se longe das 'aventuras tributárias'. Contudo, pagar mais do que se deve não é certificado de "bom contribuinte". Deve-se refletir quando o conservadorismo extremo se torna má gestão tributária.
Administrar de forma correta o pagamento de tributos é a melhor forma de evitar empréstimos em banco para obter capital de giro com a finalidade de financiar o negócio.
Para empresas que nunca erram o 'passo' e não têm nenhum questionamento pendente frente ao Fisco, a legislação prevê o bônus de Adimplência Fiscal, que reduz em 1% a contribuição social sobre o lucro. Porém, o desafio é encontrar empresas que conquistam esse benefício.
Uma gestão séria é o caminho mais saudável, para obter o melhor diagnóstico, usufruir da maior liquidez, com compliance, menor exposição e melhor competitividade. Nesse caso, mais é de menos!
*Rogério Borili é vice-presidente da Becomex, uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais.
e-mail:
Sobre a Becomex
A BECOMEX é uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais. Atua nos processos de governança fiscal e aduaneira com conhecimento aliado à tecnologia. Com profissionais altamente capacitados e metodologia exclusiva, contribuí para tornar as áreas tributária, contábil e aduaneira ainda mais estratégicas e lucrativas nas empresas. Com mais de 10 anos de atuação, atende cerca de 900 clientes de diversos segmentos, entre eles Grupo Votorantim, Tramontina, Ford, Renault, entre outros. Está presente em seis estados brasileiros, além do Distrito Federal, com mais de 300 colaboradores. www.becomex.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário