Entre Esforço E Importância, Como Priorizar Sua Carteira De Oportunidades De Vendas?
Por Enio Klein, CEO & General Partner da DOXA ADVISERS, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo
Em nosso dia a dia, o conceito de prioridade passou a ser confundido com importância. O tempo passa a ser utilizado no que é importante, mas não onde ele é necessário. Muitas vezes, oportunidades de vendas, mesmo sendo mais importantes do que outras, não demandam o tempo que a gente dedica a elas.
Importância é um atributo que nós damos a uma oportunidade em decorrência de valores externos, tais como receita potencial, cliente ou produto considerado estratégico, margem alta e outros fatores valorizados pela nossa organização. Os valores externos, contudo, não influenciam, ou influenciam muito pouco, nas suas chances de ganhar um negócio. Uma oportunidade ter uma receita potencial de um milhão de reais não elimina os riscos de você perder o negócio. Talvez até aumente, já que, ao confrontar urgência contra desembolso, o seu cliente poderá adiar o projeto, por exemplo. Seu esforço em uma oportunidade, levando em consideração somente os valores externos, pode ser uma aposta de risco alto.
Existe uma perspectiva, muitas vezes negligenciada, que é inerente a cada oportunidade. O quanto você já caminhou no sentido de ganhá-la. Se o seu produto ou serviço atende aos requerimentos do cliente, se ele tem urgência na contratação, se o impacto competitivo é mais alto ou mais baixo, por exemplo, são fatores que impactam na sua confiança de ganhar o negócio ou na segurança de que ele realmente irá acontecer. É o chamado “valor intrínseco à oportunidade”. No fim do dia, suas chances de ganhar ou perder estão relacionadas a ele, e não ao valor externo.
A probabilidade está relacionada a uma minuciosa avaliação de sua oportunidade a cada momento do ciclo de vendas. Tudo o que você faz durante o ciclo de vendas deve estar atrelado ao aumento ou à manutenção desta probabilidade. O desafio é qual o grau de esforço que você dá a cada uma das oportunidades.
Muitos profissionais de vendas atribuem a prioridade conforme a importância determinada pelo valor externo. Suponha que temos duas oportunidades: uma com potencial de receita de um milhão de reais e outra de duzentos mil. Onde dedicar o maior esforço? A maioria iria dizer, é claro, que na de um milhão! Pode ser a aposta errada.
Desta forma, você está pensando apenas na meta de vendas, e não na melhor alternativa. Imagine que na oportunidade de um milhão, suas chances de ganhar são mínimas e o ciclo de vendas está quase no fim. Já a de duzentos mil, no início do ciclo, mesmo em situação ruim, ainda tem tempo para trabalhar. Qual vale mais? Onde dedicar o maior esforço?
O mais sensato, não necessariamente o mais comum, é você determinar a prioridade como uma função de suas chances de ganhar, e onde você está no ciclo de vendas. As escolhas passam a ser baseadas em o quanto você precisa trabalhar para ganhar em função do tempo que falta. É um modelo interessante que dá a liberdade de correr seus próprios riscos. Se você está no fim do ciclo com uma oportunidade com pouquíssimas chances, mas você quer trabalhar assim mesmo em detrimento de outras, é um risco que só você pode assumir. Tal como um analista financeiro, você poderá ser conservador ou ousado! Você escolhe.
Sobre a DOXA ADVISERS
A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades. Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação de tecnologia e da experiência.
Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade, Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa Advisers possui foco nos seguintes serviços:
- INOVAÇÃO
Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos, processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.
- GESTÃO
Gestão é a capacidade das organizações de utilizar da melhor forma os recursos disponíveis para atingir suas metas e objetivos, planejando e alcançando essas metas em tempo de forma ética e rentável.
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