Brasil,

O mercado de trabalho na era dos bots e da IA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariah Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Cassiano Maschio

Há alguns anos, desde que estreitamos o relacionamento com a tecnologia, as dúvidas sobre o quanto isso impactaria realmente em nossas vidas permeiam em rodas de conversa e as mentes de muitas pessoas. O que acaba, o que se renova, quais oportunidades surgem?

E, em tempos incertos como o que vivemos atualmente, com o desafiador cenário econômico que nos envolve em certa preocupação, é comum o receio de que pessoas sejam substituídas por máquinas. É certo que, em poucos anos, muitas das atividades hoje exercidas por humanos sejam realizadas por elas, de forma mais rápida e mais barata.

Mas, assim como muitos economistas, acredito que muitas profissões surgirão dessas mudanças. Para a inteligência artificial funcionar, por exemplo, é necessária a ação humana, pois as máquinas precisam de profissionais para apreender e compreender o que as pessoas falam.

E é aí que entram as novas profissões. Por trás de um chatbot, por exemplo, há diversos profissionais, como os linguistas computacionais, que vêm sendo bastante requisitados pelas desenvolvedoras de soluções. Formados em diversas áreas, como letras, jornalismo e áreas afim, eles são responsáveis por enriquecer a ferramenta, trabalhando a parte de conteúdo e entendimento da máquina. Mas há ainda os cientistas de dados, curadores de conhecimento, treinadores de bots, redatores, dentre outros. As pessoas não devem temer uma invasão robótica com receio de não terem mais espaço no mercado de trabalho. Enxergo essa tecnologia como uma readaptação do ser humano na relação com o emprego.

No Brasil, existem cerca de 17 mil bots, que registram um tráfego mensal de 800 milhões de mensagens, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pelo Mobile Time. E quais as consequências do crescimento vertiginoso desse mercado? Estudos apontam que 50% da força de trabalho será substituída até 2050; as empresas reduzirão cerca de U$ 8 bi em seus custos anuais até 2022; haverá aumento da produtividade; será a revolução no mercado de trabalho! Mas, as perguntas que ficam: e o desemprego? O ser humano ficará ocioso?

Profissionais da área já traçam algumas reações dessa revolução digital, entre as quais estão os programas de requalificação para profissões com risco de automação, adaptações na legislação trabalhista, redução e flexibilização da jornada de trabalho e impostos para utilização de robôs.

Outro ponto importante a ser observado é que, apesar de já notarmos algumas substituições no trabalho, os robôs não conseguem incorporar alguns valores do ser humano. Na comparação homem-máquina, os robôs cometem menos erros, geram menos custos, trabalham 24x7, são mais ágeis em execução de tarefas repetitivas e precisam de menos treinamento. Já os homens têm a capacidade de criar e inovar, a facilidade em lidar com pessoas e a habilidade com tarefas mais complexas.

O que podemos concluir com tudo isso? Que os robôs estão trazendo uma revolução ao mercado de trabalho e que, cada vez mais, a capacitação e o desenvolvimento de novas habilidades serão a chave para as pessoas se manterem ativas no mercado.

*Cassiano Maschio é Diretor Comercial da Inbenta, empresa que auxilia o relacionamento online das marcas com seus clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar