Brasil,

Projetos inclusivos integram políticas de inclusão de Pessoas com Deficiência na Allianz Partners

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allianz Partners via /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a empresa elenca iniciativas de inclusão empregadas para seus funcionários

Amanhã, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Oficializada em 2005 e celebrada desde 1982, a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de se promover iniciativas de inclusão social. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas portadoras de deficiência no Brasil (cerca de 24% da população). No entanto, apenas 0,9% delas estão inseridas no mercado de trabalho formal (com carteira de trabalho assinada).

Luciana Montuanelli, diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners, empresa líder em assistência 24hs e oferta de seguro viagem, reflete que um dos principais motivos para essa estatística alarmante consiste no fato de que as empresas ainda não adaptaram sua estrutura física para a criação de ambientes mais inclusivos. “Muitas organizações carecem de ferramentas de trabalho adaptadas para a acessibilidade digital desses profissionais”, explica.

Na contramão desta realidade, a Allianz Partners disponibiliza recursos que visam a facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual. “Entendemos a importância de investir continuamente em uma disposição de navegação inclusiva e de fácil acesso. A tecnologia permite maior independência para os portadores de deficiência”, comenta Luciana.

Deficiente visual de nascença, João Bernardelli é técnico de atendimento há 7 anos e atende diariamente clientes de uma grande montadora que ligam solicitando assistência. Bernardelli conta que a empresa disponibiliza plataformas como a Virtual Vision, que auxilia profissionais com deficiência visual a acessar sistemas e aplicativos em seus computadores, proporcionando alta performance no atendimento ao cliente.

Outra iniciativa inclusiva da Allianz Partners é o projeto Massoterapia com Deficientes Visuais. Todos os funcionários da companhia têm acesso a massagistas, e podem fazer o agendamento de sessões pela intranet. “Além de garantir bem-estar para os funcionários que recebem a sessão, os massoterapeutas cegos desenvolvem técnicas diferenciadas com toques que proporcionam alívio e relaxamento em qualquer sessão de massagem”, explica a diretora. Durante os dois últimos anos, foram realizados mais de 5.400 atendimentos aos colaboradores em todas as unidades da empresa.

O benefício e a melhora na qualidade de vida, já que a massoterapia tem como objetivo ativar a circulação sanguínea, aliviar dores e ajudar na prevenção de lesões por movimentos repetitivos, não fica restrita somente àqueles que recebem a massagem. Luciana ressalta que “os massoterapeutas cegos sentem-se mais integrados à sociedade por conta da oportunidade concedida pela companhia”.

Luciana diz que essas iniciativas são motivações para seguir trabalhando por um futuro em que pessoas com deficiência sejam vistas de forma igualitária e tenham seus direitos garantidos. “Ter uma data como essa é um momento ainda mais importante para reflexão e buscas por soluções para as dificuldades que ainda existem, já que, mesmo com o avanço dos últimos anos, ainda temos preconceito, desigualdade, exclusão e falta de acesso a diversos serviços para pessoas com deficiência”, finaliza Luciana Montuanelli.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar