Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Curso relaciona comportamento humano com finanças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maiara Gopfert
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista Rebeca Toyama explica a importância dos profissionais que atuam no mercado financeiro conhecerem a mente humana

Um levantamento feito pelo Banco Central mostra que 65% dos brasileiros não pouparam dinheiro em 2017. Mesmo após o início da recuperação econômica do país, fazer sobrar uma quantia no fim do mês ainda não é um hábito do brasileiro. Porém, muitos procuram mudar essa realidade, tanto para ter uma poupança na aposentadoria, quanto para alcançar um objetivo que demanda uma disciplina financeira, como a compra de um imóvel ou uma viagem, por exemplo.

Para ajudar os profissionais que prestam serviços relacionados a essa temática são necessários mais que conhecimentos técnicos. Segundo Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano e liderança, entender como funciona a mente humana é primordial para os atuantes na área de finanças em busca de impactar vidas.

“Planejadores financeiros, responsáveis por seguros, previdências (privadas ou não), e até investimentos públicos como a bolsa família, precisam entender a relação do comportamento humano com o dinheiro. Se houver um olhar mais consciente nesses atendimentos, de forma personalizada para cada perfil, o serviço fica mais completo e eficiente.”, afirma Rebeca.

Desta forma, a especialista criou, em parceria com Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, e com a psicanalista Elizandra Souza, um curso voltado para esses profissionais se aprofundarem na Esfera Humana dentro da economia: a Academia de Comportamento e Finanças (ACF).

“Nós acreditamos que as pessoas vêm em primeiro lugar, antes dos números. Queremos transferir essa ideia para os especialistas dentro da área, para haver uma melhora no relacionamento com os clientes e ampliar a efetividade dos serviços prestados. Para isso, o curso conecta psicanalise e psicologia transpessoal com a experiência de profissionais atuantes no mercado financeiro.”, conta Rebeca.

De acordo com a especialista, um dos grandes erros dos profissionais que atuam nesse mercado hoje, é desconsiderar a influência dos aspectos emocionais ou dos modelos mentais. “Embora a economia tenha sido pautada pela racionalidade, nosso processo de tomada de decisões é muito influenciado pelas emoções e pelo subconsciente”, explica a especialista.

Toyama afirma ainda que, quando o assunto é finanças, a realidade não é diferente. “Na hora de gastar dinheiro nossa razão fica tentando justificar as ações que geralmente são determinadas pela emoção”, elucida.

Para Rebeca, um profissional que conhece o comportamento humano e sabe como aplicá-los no planejamento ou educação financeira, consegue lidar com cada cliente de forma única e, consequentemente, está mais apto a impactar a vida dos mesmos. “Quando entendemos a relação da mente com o dinheiro, bem como a relação humana com os ciclos de vida, conseguimos compreender as dificuldades que cada cliente possui e identificamos a melhor forma para ajudar aquela pessoa a mudar seus hábitos”, finaliza Rebeca.

Sobre Rebeca Toyama
Rebeca Toyama é palestrante e formadora de líderes, coaches e mentores. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Colunista do Programa Desperta na Rádio Transamérica e do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar