Brasil,

Consultoria apoia empresas na busca pela diversidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Além de potencializar a inclusão e a inovação, o investimento em diversidade também traz retorno financeiro para as companhias

Falta de inclusão de pessoas com deficiência, poucas mulheres no quadro de liderança, número reduzidos de negros e LGBT´s. Esse é um cenário muito comum ainda hoje nas corporações. Uma pesquisa do Instituto Ethos detectou que os negros representam 35,7% dos profissionais, no entanto o número de executivos em cargos de gestão é de 4,7%. Já as mulheres representam 35,5% dos profissionais, mas apenas 13,6% estão nos cargos de gestão. Segundo pesquisa da FGV, as mulheres representam apenas 7,8% dos cargos de liderança, que são relativos a cargos de diretoria e C-level.

Para transformar esse cenário, as corporações cada vez mais precisam investir em programas de diversidade, principalmente envolvendo a liderança. É o que faz a empresa CKZ Consultoria em Diversidade, que há 10 anos contribui para transformar a riqueza da diversidade em valor para as companhias. Criada pela empreendedora e especialista no tema, Cris Kerr, o objetivo da CKZ é conscientizar e capacitar as corporações no desenvolvimento e na implantação de programas de diversidade.

A empresa realiza um treinamento que tem início com um mapeamento da diversidade para entender em que patamar o cliente se encontra. Posteriormente, indica o treinamento de viés inconsciente com criação de cultura inclusiva para líderes e gestores, que é fundamental para a mudança de mindset. Então são realizadas ações direcionadas com foco no desenvolvimento do Programa de Diversidade que engloba Gênero, Raça e Etnia, LGBTI+, PcD e Geração. "Nossa metodologia tem como base a ampliação da consciência e o desenvolvimento do ser humano para estimular relações mais saudáveis entre os indivíduos, assim conduzimos a equipe por um ciclo de atividades de aprendizagem colaborativa que resultam no desenvolvimento e na colheita de resultados que importam", explica Cris Kerr.

Até hoje, a CKZ Consultoria em Diversidade já realizou mais de 57 treinamentos em corporações de todos os portes, com resultado positivo para os seus negócios. Segundo o executivo Guilherme Maradei, presidente da Merck Brasil, empresa que buscou a Consultoria para realizar um treinamento de viés inconsciente com os 100 líderes mais influentes da companhia, o retorno não poderia ter sido melhor: "O treinamento conseguiu inspirar a nossa empresa a refletir sobre diversidade e inclusão, especialmente gerando excelentes discussões sobre o quanto ainda podemos fazer para tornar nossa organização (e o mundo em que vivemos) mais justo e equilibrado. Com uma abordagem de alto nível, a CKZ nos ajudou a construir uma equipe ainda mais engajada, com líderes alinhados em torno de um propósito e motivados a se tornarem agentes da mudança".

Outro caso de sucesso é o da TE Connectivity, que procurou a CKZ com o objetivo de aumentar o número de mulheres em posições de liderança, já que, por ser uma empresa de engenharia, a maioria de seus colaboradores são homens. Após a realização do treinamento para disseminar a diversidade de gênero dentro da empresa, a TE Connectivity conseguiu um aumento de 15% de mulheres em cargos de liderança. "Fizemos alguns workshops com toda a nossa liderança visando um melhor autoconhecimento, principalmente dos nossos vieses inconscientes. O conteúdo e a didática utilizados pela CKZ foram essenciais para o nosso time amadurecer, e nos permitiu começar a mudança de cultura, que sabemos ser tão difícil", comenta Daniel Malufi, CEO da TE Connectivity.

Além de potencializar a inclusão e a inovação, investir em diversidade também entrega retorno financeiro para as companhias. Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company revelou, por exemplo, que as empresas com maior diversidade étnica têm 35% a mais de chances de superar o lucro de outras companhias. Após avaliar mais de mil corporações em 12 países, o relatório também apontou que empresas que apostam na diversidade de gênero estão 21% mais propensas a lucrar acima da média.

"Inúmeras pesquisas demonstram o valor da diversidade para as corporações, tanto socialmente como financeiramente, e isso se deve a diversidade de pensamentos. Pessoas diferentes pensam de forma diferente, o que contribui para gerar ideias e soluções de uma forma mais inovadora, levando resultados diretos para as empresas", comenta Cris Kerr.

Diversidade em debate

Para engajar cada vez mais executivos e a alta liderança a promoverem a diversidade nas suas companhias, a CKZ também está a frente de dois grandes eventos que buscam debater e ampliar o conhecimento sobre o tema. O Fórum Mulheres em Destaque foi o 1º evento no Brasil a tratar sobre a equidade de gênero e a diversidade na liderança dentro das corporações. Atualmente, chegando a sua oitava edição, é reconhecido como o maior encontro de líderes engajados com essa causa. Já o Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão, que teve sua quarta edição realizada em junho deste ano, tem como propósito apoiar as empresas a construírem ambientes voltados à diversidade.

Além disso, a CKZ também promove eventos para companhias que queiram levar o tema para ser debatido entre a sua equipe. A empresa americana de tecnologia, Zendesk foi uma delas. Com o apoio da Consultoria, promoveu o 'Café com Diversidade' para discussões e trocas de ideias sobre programas de diversidade e inclusão que estão acontecendo no Brasil. A CKZ recentemente também foi responsável pela organização do 3º Fórum Sim a Igualdade Racial, promovido pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), que contou com mais de 600 pessoas e palestras voltadas a programas de igualdade racial dentro das corporações, além de relatos de profissionais que contaram como essas questões interferiram no rumo de suas carreiras. Neste mês, também está organizando um grande evento da ONU Mulheres para mais de 600 pessoas, o Fórum WEPs 2018, que vai tratar dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Sobre a CKZ Diversidade

A CKZ Diversidade promove eventos próprios para transformar conteúdo de alta qualidade em interatividade e troca de experiências. Sua Plataforma de Diversidade conta com o 8º Fórum Mulheres em Destaque, 5º Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão, e 1º Fórum Diversidade no Conselho. A CKZ Consultoria em Diversidade tem como propósito apoiar as corporações com treinamentos de viés inconsciente, inteligência de gênero e programas de diversidade para torná-las mais sustentáveis e responsáveis.

Sobre Cris Kerr

Especialista no tema diversidade e equidade de gênero, Cris Kerr é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV e Pós-MBA em Formação de Conselheiras pela Saint Paul Escola de Negócios. É líder do Comitê de Eventos do Grupo Mulheres do Brasil, e tem formação em mentoria, coaching, programação neurolinguística e neurociências aplicada para negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar