Brasil,

Nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental

Levantamento da Page Personnel aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conduta inesperada ou inapropriada

Nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. É o que aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão. Os dados constam de respostas de 1400 executivos de Recursos Humanos de janeiro a agosto, de empresas dos setores de Varejo, Vendas, TI, Propriedade e Construção, Marketing, Finanças, Engenharia, RH, entre outros.

“Há muita gente qualificada tecnicamente, com um currículo repleto de bons cursos e atividades complementares. Só que ter esse repertório todo não é suficiente para conquistar uma boa vaga. O profissional precisa ter uma forte inteligência emocional e buscar novas habilidades, como trabalhar em equipe, respeito ao próximo, inspirar e desenvolver pessoas. Muitos executivos acabam sendo atropelados pelo próprio ego e pagando um preço alto, muitas vezes acarretando em demissão”, explica Renato Trindade, gerente da Page Personnel.

- O especialista da Page Personnel indicou 4 alertas que os profissionais devem considerar quando houver problemas desencadeados pelo lado comportamental.

1 – Curva de aprendizado em declínio (alerta: baixo desenvolvimento)

Quando foi a última vez que você adquiriu uma nova habilidade? Ou que enfrentou um desafio real? Se você não tem se sentido estimulado ultimamente, talvez, seja melhor começar a pensar em um novo rumo para a sua carreira. Aprender com o seu trabalho é extremamente importante.

2 – Chances de promoção fora do radar (alerta: estagnação)

Permanecer estagnado na mesma posição por muito tempo pode afetar a sua satisfação e até mesmo sua performance em seu emprego. Quando não há chance de promoção, as pessoas tendem a ficar desmotivadas. Quando isto acontece, o trabalho se torna uma obrigação. Claro, trabalho é sempre trabalho, mas é possível – e importante – gostar daquilo que você faz. Caso isto não seja uma opção, é outro sinal para sair de onde está.

3 – Dificuldades para ser autêntico (alerta: adaptação inviável)

Você evita falar o que pensa no trabalho? O ambiente é tão engessado que você não consegue nem ter uma conversa relaxada com seus companheiros de equipe? Sua ideia sempre é imediatamente descartada? Então, provavelmente, você já começou a se auto sabotar. Quando paramos de ser autênticos os problemas vão começar a surgir. Quando não temos liberdade para expressar minimante nossas verdades, é muito difícil que haja uma boa combinação até mesmo com a cultura da companhia. No longo prazo, as chances da companhia buscar alguém de perfil mais bem adaptado à realidade imposta é muito grande. Falta de autenticidade prejudica inclusive o potencial de liderança.

3 – Problemas de saúde com frequência (alerta: stress e somatização)

Em casos mais sérios, o estresse ocasionado pelo trabalho pode ser o gatilho para vários tipos de complicações de saúde. Desde problemas de pressão até ataques de pânico e ansiedade, afetando de forma realmente negativa o seu cotidiano. O estresse pode ser considerado como elemento comum de qualquer rotina, até mesmo quando chega a níveis mais alarmantes. Porém, quando ataques de pânico e ansiedade se tornam comuns, infelizmente é sinal de que não há outra alternativa. Não cabe julgamento, mas vale pensar em mudança. Saúde é prioridade. E outro detalhe: sem saúde mental e física, não existe alta produtividade. Quando as pressões externas refletem no corpo ocorre o processo de somatização, um verdadeiro vilão para a vitalidade.

4 – Dificuldades para desligar os problemas (alerta: riscos à reputação)

Falar apenas sobre o trabalho pode ser um sinal de problema. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal está cada vez mais em foco no mundo corporativo, e com um bom motivo. Se você não consegue tirar sua cabeça do local de trabalho, é provável que ele está demandando muito de você. Todos falam sobre a carreira com amigos e família, mas há sempre outros tópicos de conversa. Sem falar que uma pessoa que não está conseguindo se livrar dos problemas pode estar queimando a sua reputação perante aos colegas e gestores. Infelizmente, isso acontece. Um profissional de alto nível, pode se tornar aos olhos mais próximos, alguém com baixa capacidade de lidar com crises etc. A reputação é um valor intangível, porém, é crucial numa troca de trabalho. Não existe network sem boa dose de reputação. É preciso pensar nisso. De novo, não existem fórmulas, mas, os alertas quase sempre são verdades em fase de pré-realização.

Sobre a Page Personnel
A Page Personnel faz parte do PageGroup, consultoria global de recrutamento especializado.
É responsável pelo recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão. Possui três escritórios no Brasil com as unidades de negócio Page Personnel (Vagas Efetivas), Page PCD (Pessoas com Deficiência), Page Talent (Estágios e Trainees) e Page Interim (Temporários e Terceiros).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar