Brasil,

Cultura da segurança digital ainda é um tema delicado em grandes empresas brasileiras, afirma pesquisa da 4CyberSec

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento aponta descontentamento dos CISOs com a falta de empenho das organizações para colocarem em prática as estratégias de cibersegurança; 70% deles acreditam que foram contratados apenas para cumprir uma exigência

A cultura da segurança digital é o tema mais difícil de abordar dentro das organizações brasileiras, afirma a recente pesquisa divulgada pela 4CyberSec, uma consultoria internacional de cibersegurança, que oferece serviços de análise de risco, soluções estratégicas e treinamentos de segurança digital.

A pesquisa foi realizada com 23 CISOs (Chief information security officer) que atuam em importantes empresas brasileiras de médio e grande porte, com o objetivo de medir o estresse desses profissionais diante da falta de preparo das companhias para as novas tecnologias e os riscos que elas também oferecem.

De acordo com o relatório, a questão Cultural das Organizações foi colocada em primeiro lugar como um assunto delicado de ser tratado (34.78%), ficando à frente da Consciência dos Seus Usuários (26.09%) e dos Custos (26.09%). Rafael Nareezzi, Chief Technology Officer (CTO) da 4CyberSec, explica que esses dados só fortalecem a tese de que a cultura das empresas brasileiras é o primeiro ponto que precisa ser mudado ao que se refere à segurança cibernética.

“Antes de grandes estratégias, planos de ação contra ciberataques ou tecnologias de última geração, as empresas precisam estabelecer um método de trabalho baseado em uma cultura de segurança digital, o que inclui a organização como um todo, desde seus colaboradores, diretores, usuários, sem esquecer de exigir de seus parceiros a mesma postura de maturidade e responsabilidade”.

Como reflexo disso, 60.87% dos entrevistados disseram que as empresas não seguem as estratégias desenvolvidas pelos especialistas e quase 70% deles acreditam que foram contratados apenas para cumprir uma exigência. Ainda assim, 60% afirmam que essas organizações os penalizariam por não proteger o negócio de ataques cibernéticos.

Segunda Narezzi, os CISOs são profissionais que hoje vivem em constante estresse, pois estão com seus empregos constantemente ameaçados. “Esses especialistas estão sendo são penalizados pela falta da existência de uma cultura de segurança digital eficaz. Eles são culpados pela falta de cuidados de seus colaboradores, diretores e usuários, o que não pode acontecer. Toda a organização deve contribuir para não seja ameaçada”. Por essa razão, metade (50%) desses profissionais disseram que mudariam de cargo ou cogitariam isso num futuro próximo.

Sobre a 4CyberSec

A 4CyberSec é uma consultoria internacional de cibersegurança, que oferece serviços de análise de risco, soluções estratégicas e treinamentos de segurança digital. Baseada em Londres, a 4CyberSec, também com sede no Brasil, propõe às empresas brasileiras um método novo para prevenir crises relacionadas às ameaças cibernéticas, que vão desde casos de fraude, roubo de dados, de identidade pessoal e de propriedade intelectual até espionagem industrial, interrupção de serviços, danos físicos, chantagem, entre outros. A 4CyberSec conta com o respaldo de grandes instituições nacionais e internacionais, como da University of West London, University of Bedfordshire, Forças Armadas Brasileiras, e até mesmo projetos nas Forças Armadas britânicas. https://www.4cybersec.com/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar