Brasil,

4 dicas para se tornar um líder de sucesso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evely Bianca
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

4 dicas para se tornar um líder de sucesso

Um estudo da McKinsey revelou que nos EUA 75% dos funcionários afirmam que seu chefe constitui a pior parte do seu trabalho. E no Brasil? Será que esse panorama é diferente? Você, que é líder, pode fazer uma autoavaliação respondendo a essa pergunta: em uma escala de 1 a 10, como você acha que sua equipe avaliaria a sua liderança? A coach executiva, Luciana Carreteiro, elaborou 4 dicas para você se tornar um líder excelente. "Escolha a dica que corresponde ao que você deseja melhorar. Descreva para você quais são os benefícios de aprimorar esse item e anote o número de vezes por dia que você está fazendo o que propôs. Acompanhe suas estatísticas semana a semana, a tendência é que elas subam", explica Luciana. Confira as principais dicas da coach:

1 - Ouvir até entender o que as pessoas estão dizendo

É simples. Escutar é um sinal de respeito, a pessoa se sente ouvida, pois percebe que suas opiniões estão sendo consideradas. Escute sem interromper e sem preparar uma réplica. Escute até o final, respire e então fale. Seu interlocutor vai se sentir ouvido, logo se sentirá valorizado por você. Aqui vai uma dica: se algumas pessoas do seu time falam demais, dê a todos o mesmo tempo de fala, por exemplo de 2 a 4 minutos. Além de desenvolver a sua escuta, você vai treiná-los a sintetizar e, com o tempo, expressarão suas opiniões com mais eficiência. Essa habilidade reforça o engajamento do time, pois aqui o líder estabelece uma conexão com cada pessoa.


2 - Pedir e dar feedback com frequência

Feedback é a ferramenta mais valiosa para o desenvolvimento. Duas regras: 1) Tem que ser recíproco. 2) Aumente a frequência ou passe a usar. A frequência de uso do feedback demonstra a maturidade de um time e de seus integrantes, a começar pelo líder. Aprecie os comportamentos que você quer que seu colaborador continue tendo para reforçá-los. Em seguida, pontue com fatos o que pode ser ainda melhor. Descreva fatos e comportamentos e não julgamentos. Faça feedback após reuniões de rotina, apresentações importantes e após a conclusão de um projeto. Todos nós queremos saber como estamos indo. Feedback gera aprendizado e um foco em solução. Uma dica para iniciar a conversa: faça uma pergunta, pedindo primeiro a opinião do outro: "como você se sentiu na reunião?", por exemplo.

3 - Estabelecer objetivos claros com cada membro do time

A verdadeira motivação vem de dentro. Para estar motivado você tem que saber para onde vai e onde quer chegar. Para isso, todo líder deve desenhar as metas com cada membro da equipe individualmente, cascateando as suas para todos estarem ligados. A pior coisa que um líder pode fazer é impor uma meta. Seu colaborador se sente obrigado. Até as metas que a matriz passa podem ser discutidas, no mínimo devem ser bem explicadas até compreendidas. Uma dica boa é usar a metodologia SMARTER: "Specífico", Mensurável, Alcançável, Realista, Tempo determinado, Ético e ecológico, Relevante. Poder dialogar sobre as metas gera comprometimento.

4 - Ser entusiasta de forma sustentável

Nós somos o reflexo do meio. O jeito como o líder age atinge cada membro de sua equipe, mesmo que em graus diferentes. Chamamos isso de neurônio espelho. Se o líder está entusiasta, a equipe está bem e, se ao contrário, o líder está com raiva, a equipe fica com medo. Com isso, a ansiedade sobe, os papos de bastidores começam e aquela insegurança gradativamente se instaura. A produção cai. O líder deve ser capaz de criar continuamente um nível positivo de energia através da sua vitalidade. Essas emoções positivas são como gasolina e, se feitas de forma sustentável, o motor vira hibrido e se alimenta da sua própria energia. Cada interação é sua oportunidade para gerar energia positiva no outro. Seu colaborador te traz um problema, o que você costuma responder? "Resolve", "de novo" ou "vamos entender isso juntos"? Dica: se você ainda não está convencido, faça isso durante duas semanas e veja a reação de sua equipe.

Sobre Luciana Carreteiro

Luciana Carreteiro é coach de carreira certificada pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, método número um do mundo em coaching executivo. É fundadora da empresa Kyma Coaching, que apoia o desenvolvimento de executivos de empresas nacionais e multinacionais, contribuindo para potencializar suas forças e competências. Luciana ainda tem uma sólida carreira internacional e realiza treinamentos de equipe focados na alta performance para liderança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar