Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quais são as habilidades fundamentais de negociação para agências digitais?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: http://blog.iclips.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entender o que o prospect deseja e colocar as habilidades de comunicação em prática são práticas recomendadas para ter sucesso nas propostas comerciais

A aquisição de novos clientes e a negociação de valores com fornecedores e parceiros depende de alguns fatores fundamentais quando o objetivo é alcançar resultados positivos para a agência. Nesse contexto, é preciso garantir que as habilidades de negociação se adequem às métricas estabelecidas.

De acordo com o iZoom 2018, 44,7% das agências de comunicação têm como principal dificuldade a conquista de novos clientes. Por si só, esse é um fator que impulsiona a busca por práticas que melhorem os processos de reajustes de salários, renovação de contratos, entre outras atribuições.


Entendendo o problema para definir objetivos

Em torno de toda negociação existe um problema ou questão a ser resolvida, sendo necessário compreender a situação para, só assim, definir os objetivos. Em casos de fechamentos de contratos, entender quais são as dores do cliente e quais são as suas expectativas em torno da agência facilita a identificação dos serviços mais adequados para determinada situação e ajuda a prever e a rebater possíveis objeções.


Se certificando que a negociação vale a pena

Muitos se perguntam quais são os indícios de que uma negociação vale realmente a pena. Ter certeza que os dois lados envolvidos colherão bons frutos é um deles. Por conta da grande expectativa em conseguir fechar novos contratos, muitos profissionais acabam cedendo mais do que deveriam e abrindo margem para prejuízos e um comprometimento do seu caixa à longo prazo.


Colocando em prática as habilidades de comunicação

Apresentar cases de sucesso e mostrar o quanto a agência vem alcançando resultados satisfatórios é uma prática bem-vinda na hora de negociar com prospects. Todavia, é importante tomar cuidado para que a conversa não seja só sobre a agência, ouvindo sobre as necessidades e dores do futuro cliente. Dessa maneira, faz todo sentido evidenciar as soluções para os problemas apresentados, mostrando autoridade e segurança para dar conta das demandas apresentadas por quem está do outro lado.


Unindo firmeza e flexibilidade

Ser flexível e ao mesmo tempo mostrar firmeza nos argumentos utilizados são pontos fundamentais para ter sucesso em negociações. Em determinados casos, o negociador se sente tão pressionado que acaba tomando atitudes que acabam por comprometer a imagem da agência.
É necessário, portanto, ter cuidado redobrado na hora de negociar prazos, por exemplo, não prometendo deadlines e serviços os quais a equipe não será capaz de cumprir.


Identificando os tomadores de decisão

Identificar os tomadores de decisão nas empresas é essencial para determinar quais argumentos serão utilizados na hora da negociação. Nesses casos, é comum lidar com várias pessoas em um mesmo processo de negociação, o que explica a importância de saber lidar com cada perfil. Por exemplo, é comum que CEO’s e sócios estejam interessados no ROI que determinada campanha irá gerar para a empresa e, claro, na geração de novas vendas.

Em contrapartida, departamentos de marketing querem entender o quanto a agência está disposta a atender aos objetivos e necessidades da organização, e se ela está disposta a unir forças ao estabelecer a parceria, valorizando a equipe interna para garantir o sucesso das estratégias.
Aqui, a palavra é identificar o interesse de cada um dos envolvidos, eliminando quaisquer receios que possam travar a negociação.


Fazendo uma boa proposta comercial

Estar atento à proposta comercial e adequá-la às expectativas levantadas durantes as negociações é fundamental para não perder bons contratos ou clientes.
Basicamente, uma proposta contém os seguintes pontos:

- Introdução: Esta etapa reúne informações sobre a agência e cases de sucesso;
- Solução: A partir da análise dos gargalos encontrados, lista uma série de soluções para cada um;
- Cronograma: Identifica quais serão as etapas para cada serviço proposto;
- Valores: Aqui, são listadas as formas de pagamento: mensal, por porcentagem com base no sucesso alcançado, por hora, etc.
- Informações adicionais: Por fim, é importante descrever outros itens debatidos durante a negociação, bem como ROI e outras informações adicionais.

Se preparando para uma contraproposta

Afinal, até que ponto é viável ceder e fazer ajustes em uma proposta? Entender as objeções de quem está do outro lado é imprescindível. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que a relação não seja vantajosa apenas para um lado. Nesse sentido, caso não exista a possibilidade de ceder em determinados pontos, explicar tais motivos de forma clara é o recomendado.

É importante ficar atento aos tipos de contraproposta. Em alguns casos, ela não virá em termos financeiros, mas sim referente a prazos, escopo de trabalho e equipes.
Diante disso, cabe ao profissional responsável ser realista e conhecer profundamente as necessidades do outro, se preparando para possíveis objeções com argumentos fortes e soluções criativas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar