Brasil,

A cereja do bolo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karoline Gebrael
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A cereja do bolo

AUTORIA: Karoline Gebrael

A primeira vez que escutei esse termo no trabalho, foi quando eu era supervisora de mídia online para uma das maiores marca de refrigerante do Brasil. Havia feito todo o planejamento estratégico e tático do plano de mídia online e o meu chefe, na verdade um grande líder o qual devo a ele muitas coisas brilhantes que aprendi, me perguntou: “Mas qual é a cereja do bolo do seu plano?” Eu me peguei surpresa e não soube responder, pensei com os meus botões que eu segui exatamente o briefing do cliente, negociei o CPM, era a melhor média que havíamos atingido, escolhi formatos especiais, tinha um volume alto para gerar alto conhecimento da campanha, mesclei palavras patrocinadas, redes sociais, vídeos. Não sabia mais o que eu poderia colocar. E ele me respondeu: “precisamos de algo diferenciado, algo de especial nesse plano onde irá brilhar os olhos do cliente”. E não era simplesmente reduzir o volume de impressões, cortar um site e inserir um formato super ultra impactante. Voltei para a minha mesa e tive que estudar muito o perfil do produto, pesquisar mais sobre o que esse perfil fazia no cotidiano, gostos musicais, filmes, entretenimento. Depois reli e reli o briefing e foquei muito no objetivo.

Até que cheguei em uma conclusão, como lançar um novo sabor de refrigerante de uma forma interessante, inovadora e que passaria os valores da marca e dos novos ingredientes e ao mesmo tempo divertisse esse público? Claro, com um jogo que pudessem competir com seus amigos na internet, na época a rede social estava se iniciando e todo esse tipo de interação era novidade e surpreendente.

A ideia foi tão incrível que eu tinha que pedir para o time que estava testando o novo game parar um pouco de jogar, pois já havia criado uma competição dentro da agência, sem mesmo ter lançado. Foi ai que tive mais que certeza que essa era a cereja do bolo, foi meu primeiro plano para esse novo cliente nunca vi tanta gente sair feliz de uma reunião, acertamos em cheio. Daí para frente, nunca mais fiz planos sem ter a cereja do bolo e tenho certeza que isso facilitou recebermos a aprovação do cliente.

Acredito que o apelido que ganhei foi devido esse incremento que tive em meu dia a dia, era chamada pelos meus superiores de mídia criativa, sendo convidada para cuidar de contas que necessitava sempre de uma inovação, um desafio. Assim, passei a participar de concorrências, em que tínhamos que nos inspirar e oferecer as melhores safras de cereja para novos bolos.

Anos depois, me deparei em um cargo em que não seria mais necessário que eu fizesse todo o planejamento da campanha, mas sim influenciar diversos profissionais de mídia que estavam no momento de planejamento em 20 países diferentes. A diferença cultural, costumes, língua, horário não foram barreiras para fazê-los entender o quanto seria importante ter “a special cherry in their cake”. Foram muitos meses de trabalho, houve muita pesquisa de marketing onde pudéssemos achar mídias que ainda não haviam sido feitas em determinados países e muitas reuniões por Skype para aprender o que funciona em cada país.

Depois de coletar muita informação, fazer o filtro, desenvolvemos um processo onde todos os países deveriam enviar as grandes ideias e compartilhar com os outros. Essa troca de ideias, conhecimento, gerou muito aprendizado e insights. Também foi criado um processo das grandes ideias realizadas que passou a ser compartilhado entre todos com os resultados obtidos para que pudessem influenciar todos os países que trabalhamos. O sucesso foi tão grande que o mercado nacional adaptou essa estratégia e passou a receber insights internacionais e enviar insights para esses países.

É importante lembrar que toda criatividade tem o seu valor, as vezes ela não é usada naquele momento, naquela campanha, mas ela pode ser usada no futuro ou mesmo até ser adaptada. Por isso, é muito importante anotar o que tiver de inspirações em reuniões, assistindo comerciais, muitos festivais são fontes infinitas de ideias interessantíssimas, as vezes até sonhos podem ajudar no processo de desenvolver uma ideia. Muitos diretores de filmes de Hollywood se inspiram em sonhos e porque você também não pode?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar