Brasil,

• SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Uma viagem exploratória para dentro de si

AUTORIA: Karoline Gebrael

Somos educados para estudar, escolher uma profissão, ter sucesso na carreira, construir uma família, cuidar dela e ponto final. Mas a vida pode e deve ser mais que isso.

Em algum momento fomos ou somos incentivados a viajar, explorar o que há de diferente, conhecer novas culturas (além dos livros, museus, aulas de inglês e espanhol)? Vou reformular a pergunta: em algum momento fomos incentivados a nos conhecer melhor ou a nos desafiar? Comprar uma passagem com destino para fora da zona do conforto? No meu caso eu nunca fui estimulada. Sempre segui o padrão do que tinha que ser feito. Até que minha profissão e cargo exigiu que eu dominasse a língua inglesa. Eu já tinha finalizado a universidade, havia estudado espanhol, mas meu inglês ainda precisava melhorar. Aí então surgiu a oportunidade de morar no Canadá, isso porque tenho família que migrou para lá, e isso facilitou um pouco mais, abrindo uma porta. Mas o fato que nem tudo foram flores, a vida me jogou de uma vez em um clima totalmente diferente do Brasil, me deparei com a temperatura 14°C abaixo de zero, com sensação -30°C. Sim, me tirou totalmente da minha zona de conforto.

Foi uma porta que se abriu em minha vida e nunca mais se fechou. Depois de ter contato com pessoas de diferentes países, como Rússia, Hungria, Coreia do Sul, Arábia Saudita, entre outros e suas culturas, eu nunca mais fui a mesma. Isso porque alguma coisa me atraiu para entender mais os diferentes costumes, culturas, comida, modo de pensar. Tudo isso fez com que eu enxergasse que tudo que aprendi na vida não era necessariamente algo básico o qual todos haviam aprendido da mesma forma. O aprendizado de uma nova língua foi de uma forma super intensa devida à imersão e ter que me adaptar em um país totalmente diferente do meu foi desafiador.

Com muita dificuldade e insistência, eu terminei o meu primeiro intercâmbio, mal sabia que ainda viriam mais três (até o momento). Parece que virou um vício, o vício de ir para um lugar longe para conhecer o que estava dentro de mim. Por isso, convido todos vocês a fazerem essa viagem exploratória para dentro de si. E o mais importante: não existe uma limitação de idade, nunca é tarde para planejar esse tipo de aventura, ela pode ser curta, longa, sem prazo para acabar, ela pode iniciar em um lugar e terminar em outro. Ela pode ser para um intervalo em sua carreira, onde você possa ter aprendizados e ter um melhor entendimento se você quer continuar no seu ramo de trabalho, o que vai te ajudar a ter insights. Minha dica é: nunca tenha medo de que esse tipo de viagem poderá lhe atrasar na carreira, conhecimento nunca é demais, ainda mais se for para se conhecer a si próprio. Eu sempre voltei em uma melhor posição, as pessoas valorizam e admiram quem se propõe a essa nova experiência, principalmente porque muitos gostariam de se jogar no mundo mas possuem um bloqueio e arrumam diversas desculpas. Uns até planejam, mas ficam postergando. Essa viagem, pode ter um curso para um aprimoramento em sua carreira, ou até um hobby que poderá lhe levar a uma futura profissão, ou até a um novo amor. Nunca se sabe. O que é mais importante é se deixar levar, escutar o seu coração, por um pouco de coragem na mochila, e ir em frente.

Seja o seu gerente do projeto, planeje, analise, se programe. Muitos obstáculos aparecerão em seu caminho, mas você terá que ser estratégico. Você perceberá que aquele jogo de cintura em que você precisou ter em muitas reuniões, vai ser exigida no dia a dia, muitas boas surpresas virão somente se você se permitir, e se você voltar ao seu país (muitos gostam tanto dessa viagem e acabam mudando de vez) você poderá levar o conhecimento e aplicar o que vivenciou de melhor e se verá em uma posição de incentivar muitas pessoas a embarcarem nessa aventura.

Seja um influenciador para você mesmo, faça de verdade e não para completar o número de fotos no Instagram, ou ter a melhor self, faça com amor e verá uma transformação muito positiva em todas as áreas da sua vida.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar