Brasil, 17 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Brasil é o 4º país com maior número de diabéticos

A falta de insulina no corpo, hormônio que controla a glicose no sangue, caracteriza a diabetes, uma doença crônica que atinge quase 7% da população brasileira (cerca de 13 milhões de pessoas), segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD. O País ocupa o quarto lugar entre os 10 países com maior número de pessoas com a doença.

Existem diversos níveis de diabetes que podem comprometer a saúde de uma pessoa, causando danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Os pés, por exemplo, são membros do corpo muito atingidos pela diabetes. O chamado pé diabético pode levar a complicações graves ou até mesmo à amputação e morte. “A doença interfere na sensibilidade dos pés, afetando os nervos. Além disto, há também o comprometimento das artérias e veias, que torna a situação ainda mais grave”, afirma o Dr. Marco Túlio, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé – ABTPé.

A falta de sensibilidade (neuropatia diabética) nos pés é causada pela perda de função nos nervos dos pés, o que dificulta a percepção do paciente em notar lesões ou contusões. Uma pequena pedra no sapato, notada rapidamente por pessoas com sensibilidade normal, passa completamente desapercebida por um diabético com perda da sensibilidade. Esta pequena pedra via atritar com a pele até causar uma ferida. A prevalência de neuropatia periférica varia de 16% a 66%. “Sem a sensibilidade, as possíveis lesões podem evoluir rapidamente e formar bolhas e feridas abertas (úlceras), possibilitando assim a entrada de microrganismos e causar uma infecção no pé”, explica o presidente da ABTPé.

Em casos de infecção grave, as vezes a única medida para salvar a vida do paciente é a amputação. De acordo com a SBD, a amputação é 10 a 20 vezes mais comuns na população com diabetes do que na população geral.

Para evitar complicações nos pés dos diabéticos, a ABTPé orienta que as pessoas mantenham seus pés sempre hidratados e limpos. “O uso de meias de algodão e sapatos confortáveis, específicos para diabéticos também é fundamental. Além disso, é importante olhar todos os dias os pés para se certificar que não há lesões e qualquer sinal de machucados. Na dúvida, procure orientação de um especialista”, conclui Dr. Marco Túlio.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo