Brasil,

Novo Cadastro Positivo torna as telecomunicações um agente de inclusão financeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Samanta Rezende
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cadastro Positivo vai possibilitar, além do acesso ao crédito, taxas de juros mais justas no mercado, pois permitirá ao credor obter mais informações sobre o devedor

As telecomunicações devem ser um dos agentes de inclusão financeira no Brasil, porque seu potencial para a democratização do acesso ao crédito é imenso. Ao fazer essa avaliação, Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), menciona que, no primeiro trimestre deste ano, o Brasil chegou a 143 milhões de assinantes únicos de telefonia móvel - número superior ao da população economicamente ativa -, de acordo com a GSMA Intelligence (*).

Outro indicador do potencial de uso do celular como ferramenta de inclusão financeira vem do Banco Mundial. Segundo estudos realizados pelo Banco, no Brasil, 85% das pessoas não bancarizadas têm acesso à telefonia móvel, o que significa que o celular pode e deve atuar como facilitador das políticas de inclusão financeira.

A proposta do novo Cadastro Positivo com inclusão automática dos consumidores, que tramita no Congresso Nacional, reflete essa possibilidade. Ao considerar, na formação da nota de crédito, as informações de pagamento relacionadas à telefonia, o novo Cadastro Positivo pode inserir no mercado de crédito os brasileiros que pagam suas contas em dia, mas que hoje, por causa das informações insuficientes a seu respeito, não têm acesso a empréstimos e financiamentos.

“Com o novo Cadastro Positivo, estudos do setor indicam que as informações de pagamento relacionadas à telefonia vão contribuir para melhorar a pontuação de crédito de 60% dos consumidores pertencentes às classes C, D e E”, observa Sfeir. Ele acrescenta que essas pessoas têm menos oportunidades de transformar suas vidas - por exemplo, com a compra de seu próprio imóvel -, principalmente porque não têm como comprovar que são boas pagadoras e, com isso, não conseguem acesso a um financiamento imobiliário. Mais do que inserir esses consumidores no mercado, o Cadastro Positivo vai permitir taxas de juros mais justas, uma vez que o credor terá a possibilidade de fazer uma avaliação mais precisa de sua capacidade de pagamento.

Como consequência dessa expansão do mercado de crédito, a tendência, a médio prazo, é ocorrer um aumento de 0,54% no PIB anual e injeção de R$ 1,1 trilhão no mercado. O novo modelo de Cadastro Positivo pode representar ainda um aumento de R$ 790 bilhões (12% do PIB) na geração de negócios, de acordo com estudo realizado pela ANBC. “No momento em que o Brasil enfrenta níveis elevados de inadimplência e desemprego, os ganhos possíveis com o Cadastro Positivo não podem ser desprezados”, finaliza Sfeir.

(*) A GSMA Intelligence é a unidade da GSMA que abriga um extenso banco de dados de estatísticas, previsões e relatórios setoriais das operadoras de telefonia móvel.

Sobre a ANBC
A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar