Brasil,

Como estimular o comportamento empreendedor nas crianças dentro da escola?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabelle de Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Como estimular o comportamento empreendedor nas crianças dentro da escola?

Nova escola no DF aposta nos alunos como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. A escola bilíngue Avidus funcionará na Asa Norte e conta com aulas inovadoras

A mente empreendedora é capaz de superar desafios, identificar oportunidades e gerar soluções. Para abrir suas portas em Brasília a Avidus School decidiu focar no desenvolvimento de habilidades que preparem as crianças para o futuro e contextos ainda desconhecidos. A ideia da escola bilíngue é desenvolver a mente empreendedora, e colocar os alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem. A escola inaugura seu primeiro ano letivo em 2019, na quadra 909 da Asa Norte.

Entre as aulas inovadoras, que estimulam o aprendizado diverso dos pequenos estão: inteligência emocional, gastronomia, pequenos consertos e comunicação. As reservas de vagas serão feitas a partir de outubro e os alunos fundadores ganham benefícios enquanto estiverem na escola.

Para estimular a mente preparada para empreender, a Avidus mantém o foco na criatividade dos alunos. Os professores trabalham como colaboradores da educação em um ambiente em que os alunos são protagonistas de seu conhecimento. A ideia é desenvolver competências para a vida a partir de um aprendizado por resolução de problemas, para o hoje e o amanhã. Para Tayana Oliveira, diretora pedagógica da instituição, estes são alguns dos pontos essenciais para despertar a capacidade de empreender em novos cenários.

E para que estimular a mente empreendedora em uma criança?

Vale lembrar que, ao começar a estimular a criatividade, o aluno desenvolve capacidade de criar soluções em contextos diferentes. "Quando falamos em mente empreendedora não é sobre ter uma empresa, mas sobre tomar as rédeas de sua vida e saber que ele pode desenhar seu próprio futuro", afirma Thiago Almeida, um dos percursores do projeto.

Foi pensando na busca desse preparo das crianças para o futuro que a escola optou por ensinar em um espaço bilíngue. Assim, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. Para trabalhar com cada estudante de forma personalizada, a escola criou o Avidus Personal Plan (APP), que funciona lado a lado com a família de cada aluno.

Individualidade e educação

Para desenvolver da melhor forma a mente de cada estudante, o APP, um plano de desenvolvimento educacional personalizado começa a ser elaborado ainda na entrevista da família com a coordenação. Ao longo do ano letivo ele é escrito de forma mais detalhada e os interesses e desejos de cada família são apresentados. "O objetivo é trabalhar em uma parceria ativa com as famílias, com métodos em que o aluno aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial", afirma a coordenadora pedagógica.

A Avidus também oferecerá palestras e capacitações para as famílias, como o Family Coaching, com o objetivo de fortalecer essa parceria importante e instrumentalizar os pais a participarem ativamente do desenvolvimento pessoal de seu filho. Os professores passam por diversas capacitações, de forma constante e ativa, entre elas a de inteligência emocional. A ideia é criar o ambiente mais favorável possível para o crescimento de crianças autônomas e prontas para as possibilidades do futuro.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar