Competência técnica é o principal entrave para a contratação de executivos na área de agronegócios
Estudo da Hays Executive mostra também características que os líderes consideram para quem busca fazer carreira de sucesso no setor
Não restam dúvidas sobre a relevância do agronegócio brasileiro para a economia nacional. Por ter sido pouco impactado pela crise, o setor segue sua rotina de contratações. Em 2017, o agronegócio empregou 32,3% dos trabalhadores formais do país – mais de 30 milhões, de acordo com a CNA-Brasil (Confederação da Agricultura e Pecuária). Diante desse cenário, para a HAYS Executive, empresa que atua no recrutamento de C-level e diretoria, na divisão indústria, os projetos de agronegócios foram responsáveis por 53% dos projetos de Executive Search realizado em 2017.
Um levantamento feito pela HAYS Executive com 90 representantes de empresas chave do agronegócio brasileiro revelou que a falta de competência técnica é uma das principais dificuldades na contratação (43%). Tempo de experiência e vivência no setor aparecem logo em seguida, com 18 e 12%, respectivamente. De acordo com Winnie Welbergen, responsável pelo estudo na Hays Executive, isso acontece, pois o agronegócio demanda, cada vez mais, um profissional híbrido, que tenha habilidade de circular e resolver as demandas do campo e, ao mesmo tempo, tenha habilidade de exercer influência em um ambiente corporativo globalizado e matricial.
Outro dado revelado na pesquisa é que muitos profissionais presentes hoje no setor acumularam experiências em outras indústrias. 58% dos entrevistados afirmam não ter iniciado sua carreira no Agronegócio. 68% do total de ouvidos trabalharam anteriormente, por mais de 5 anos, em outras indústrias. Isso explica o esforço que o setor tem feito para encontrar profissionais que circulem bem entre esses dois cenários.
O que os líderes do setor consideram essenciais para uma carreira de sucesso
As competências comportamentais – ou soft skills – são apontadas como essenciais também para quem busca sucesso profissional no setor de agronegócio. Capacidade de realização e entrega de resultados, juntamente com habilidades de liderança e influência são apontadas por mais de 70% como sendo essenciais para o sucesso de um executivo da área.
Habilidades de relacionamento em diferentes níveis e perfis são fundamentais para mais de 50% deles. Poder de decisão é citado por 36%, gestão de conflito por 27% e gestão de risco por 26%. Já a experiência prévia no setor e mobilidade são elencadas por apenas 21% e 20% da mostra.
Sobre a Hays
Com mais de 50 anos de experiência em seleção de candidatos e líder mundial em recrutamento, o grupo colocou cerca de 70 mil candidatos em empregos permanentes e aproximadamente 240 mil pessoas em oportunidades temporárias.
Atualmente, a companhia possui três divisões de atuação:
Hays Executive, destinada a contratar e realocar diretores e profissionais c-level;
Hays Experts, especializada em fazer o recrutamento de profissionais de média e alta gerência;
Hays Response, destinada a selecionar profissionais para oportunidades em níveis iniciais, como estágio, trainee e suporte à gestão.
No Brasil, atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos, em 13 áreas de expertise, para vagas permanentes. Suas áreas de atuação são: Accountancy & Finance, Banking, Engineering, Human Resources, Legal, Logistics, Procurement, Life Sciences, Sales & Marketing, Oil & Gas, Retail e Information Technology para projetos e vagas de dinâmica diferenciada. Além disso, é a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário