Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sindseg SP e Observatório Nacional de Segurança Viária apresentam relatório sobre uso de álcool e direção de veículos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sindseg SP e Observatório Nacional de Segurança Viária apresentam relatório sobre uso de álcool e direção de veículos

O Sindseg SP e o Observatório Nacional de Segurança Viária apresentaram nesta quinta-feira, dia 06 de setembro, o estudo com o resultado de blitze realizadas contra o uso de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos e seus impactos à segurança pública e viária. Durante o evento, também foi lançada a campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA”.

“Para o Sindseg SP, apoiar ações que visam diminuir o número de mortes em nosso trânsito é um ato de cidadania. As ações educacionais devem que ter uma continuidade e não podem ser realizadas apenas no Maio Amarelo, pois diariamente mais de 200 pessoas morrem nas ruas e estradas do nosso país. Para isso, adotamos um importante lema: “O Maio Amarelo passou, mas a luta pela vida continua”. Por isso o sindicato vem apoiando durante todo o ano iniciativas como esta. Por meio da educação, vamos combater essa tragédia”, afirma Mauro Batista, presidente do Sindseg SP.

O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), traz informações relevantes sobre a efetividade da Operação Lei Seca no Brasil, por meio de análises comparativas estaduais. Um importante papel do relatório é reforçar a relevância da Operação Lei Seca, pois nos locais onde mais se fiscaliza é maior a conscientização em relação ao álcool e direção. Ou seja, nos estados com maior número de testes realizados, a taxa de autos de infração emitidos é menor.

Outra informação relevante apontada pelo estudo foi a proporção de testes realizados em relação à frota de veículos. Nesse sentido, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá são os estados que apresentaram os melhores resultados.

A baixa proporção de autos de infração emitidos em relação ao número de testes realizados também foi destaque nos dados apresentados. Recife e Fortaleza obtiveram ótimos resultados neste quesito, seguidos por Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Goiânia e São Luís, com taxas inferiores a 10% do número total de condutores abordados nas operações. Por outro lado, Florianópolis apresentou a maior proporção de autos de infração emitidos: 29%.

Para o professor doutor Jorge Thiago Bastos, responsável pelo Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, o relatório é um marco nos estudos sobre o tema e visa servir como apoio a todos os estados que queiram intensificar as ações para o combate do álcool atrelado à direção. “Queremos que este relatório contribua pra o amadurecimento da cultura de segurança viária no Brasil”, afirma Bastos.

O evento contou com a participação de importantes autoridades, como o Tenente Coronel Marco Andrade, Coordenador da Operação da Lei Seca do Rio de Janeiro; o Coronel PM José Marcelo Macedo Costa, Comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Major PM Rogério de Azevedo Mota, Coordenador Operacional da Lei Seca de Pernambuco; o Capitão PM Adevan Santos Silveira, Comandante da CPTRAN (Cia de Policiamento de Trânsito) e Coordenador da Operação Lei Seca de Sergipe; Dr. Fernando Célio de Brito Nogueira, Promotor de Justiça Assessor Jurídico da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais; a deputada federal Keiko Ota; o Dr. Antonio Penteado Mendonça, Curador da Santa Casa de São Paulo, Secretário Geral da Academia de Letras e Vice-Presidente do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); o Dr. Juarez Monteiro Molinari, Presidente da ABRAMET; Valmero Costa, Diretor Técnico Operacional do Detran; Rosan Coimbra, membro da Comissão de Sistema Viário da OAB; Alexandre Camillo, Presidente licenciado do Sincor SP e candidato a deputado estadual; Prof. Dr. Jorge Thiago Bastos, da Universidade Federal do Paraná; Cicero Emanuel da Silva Costa, Coordenador da Operação Lei Seca de Alagoas; Rositania de Farias, Coordenadora de Educação para o Trânsito do Maranhão; e José Aurelio Ramalho, Diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Sobre a campanha

A campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA” conta com a parceria da Operação Lei Seca e o Movimento Maio Amarelo. Lançada no mês de setembro, a campanha será veiculada durante a Semana Nacional de Trânsito 2018.

A campanha, criada e cedida totalmente pela agência F&Q Brasil para o Observatório Nacional de Segurança Viária, pode ser utilizada por toda a sociedade, já que a meta é disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes.

São apoiadores da campanha:

Ministério das Cidades

Rádio SulAmérica Trânsito

Revista Quatro Rodas

Programa Brasil Caminhoneiro

ABDER – Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem

ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego

AND – Associação Nacional de Detrans

ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

FOCOTRAN – Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito

INSTITUTO MOBIH

INSTITUTO PARAR

SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar