A importação como vantagem competitiva para PME
Os resultados da balança comercial brasileira, divulgados na última semana, foram positivos para o país. Até o início de agosto, os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços contabilizaram um superávit US$ 362 milhões e, com cenário favorável internacionalmente, o mercado de trocas internacionais se apresenta promissor para as empresas brasileiras que desejam iniciar no comércio exterior.
Gilberto Campião, Professor da Associação Brasileira de Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior, Abracomex, com mais de 25 anos de experiência no mercado internacional, afirma que não importa o tamanho da empresa, seja ela micro, pequena ou até MEI, a importação sempre surgirá como vantagem competitiva. “Atuar com o comércio exterior garante acesso a matéria prima inacessível no mercado doméstico, preços mais competitivos, novas tecnologias e processos”, exemplifica.
Porém, segundo o especialista, o processo de importação para as micro e pequenas empresas ainda é uma “caixa preta”, com informações desencontradas e confusas, que cria um ambiente de incerteza. “Existe uma variedade de legislações, informações desencontradas que mudam com frequência, e os erros são punidos com multas e despesas. Para evitar surpresas é preciso ter conhecimento do processo e montar um fluxo de acompanhamento desde a compra até a entrega no depósito”, indica.
Como iniciar no Comércio Exterior
O primeiro passo para uma empresa se abrir ao comércio internacional é se preparar. Para o Campião, é preciso ter clareza com o seu proposito na importação e entender os passos que se seguirão: como irá fazer a entrega desse produto no mercado, quais os diferenciais, qual a estrutura necessária, os recursos e como será vendido, são alguns dos exemplos.
O fato das compras acontecem em outros países, com vários atores envolvidos, como transportadoras locais, internacionais, aduanas e despachantes, torna o processo complexo. Por isso é importante estar atento às declarações e registros junto à Junta Comercial e o Siscomex, além de acompanhar as categorias de produtos importados e suas tarifas. Segundo o especialista procurar uma consultoria especializada logo no inicio do projeto de expansão é o ideal. “Começar certo é sempre a melhor recomendação”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário