Brasil,

Resistência a mudanças no trabalho pode ser explicada e superada através da Hipnose

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Ivo via dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Técnica permite o acesso ao subconsciente para aprimorar a capacidade de compreensão sobre o outro e sobre si mesmo. Através dela é possível demonstrar como o ser humano se prende a antigos padrões pelo simples medo de mudanças.

“Seja nos cursos ou em palestras corporativas, o objetivo é propiciar uma divertida ampliação da percepção da maneira de pensar.

O desemprego no país foi de 12,7%, em média, no trimestre encerrado em maio, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os trabalhadores homens com 40 anos ou mais são os que encontram mais dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho formal do país neste ano e, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a abril, as demissões para este grupo superaram as admissões em mais de 60 mil postos de trabalho.

Em uma pesquisa realizada pelo site Vagas.com constatou-se que a maioria das empresas (62,2%) ainda apresenta resistência para contratar trabalhadores com mais de 40 anos e, dentre as principais razões apontadas, destacam-se o perfil mais conservador (40,6%) e o perfil pouco inovador (26,5%). Percebe-se, portanto, que o grande receio dos contratantes é justamente a dificuldade de lidar com mudanças.

Em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas necessitam se moldar rapidamente ao mercado, ampliando dia a dia seu poder de adaptação. Quanto mais rápido as novas ações implementadas forem absorvidas pela equipe, maior será a chance de que as medidas tenham sucesso no aspecto qualitativo e temporal.

Segundo Pedro Ivo, palestrante e especialista em hipnose e desenvolvimento pessoal, o ser humano tem uma tendência de se autossabotar quando o padrão a ser estabelecido, mesmo que supostamente melhor, é diferente do que já está sendo utilizado. É a síndrome do "sempre foi assim" que encontra relação direta com o próprio processo evolutivo do cérebro humano. "Tendemos a criar processos automáticos para que possamos economizar energia. Isto ocorre, por exemplo, quando caminhamos ou quando seguramos uma caneta para escrever. Fazemos sem pensar e este automatismo é mais confortável. No ambiente corporativo não é diferente.", conclui.

Uma das maiores dificuldades encontradas nas empresas é a criação de um ambiente de trabalho em que haja a compreensão de que mudar é algo positivo e que a estagnação é prejudicial. Com o objetivo de incutir esta ideia como um dos valores da equipe, a estratégia normalmente usada para engajar os funcionários é a apresentação dos possíveis benefícios que advirão das novas ações. Apesar destes esforços, o trabalhador sempre acaba colocando na balança a “zona de conforto” versus o “resultado” e o grande problema é quando a primeira pesa mais.

"É claro que o trabalho de comunicação é importante, mas isso não basta para realmente gerar engajamento ou verdadeiras mudanças nas percepções dos colaboradores. A pessoa precisa se convencer de que há nela uma resistência que até então julgava ser meramente uma opinião. É aqui que a hipnose entra. Através dela, seja por meio de cursos ou palestras, é possível propiciar uma ampliação da percepção da maneira de pensar. Todavia, isso não é feito somente através das palavras, mas por meio de uma vivência em que se observa o modo como a mente se comporta e o quanto ela é capaz de nos enganar se não a conhecermos.", diz Pedro Ivo

Apesar do cenário econômico desafiador em 2017, o investimento anual em treinamento no Brasil teve crescimento de 21% em relação ao ano anterior e demonstra a crescente preocupação das empresas com um maior desenvolvimento de seus funcionários. Cada vez mais aumenta o número de organizações que estão aderindo a programas de engajamento, investindo em treinamentos para capacitar seus funcionários e cuidando para que o ambiente de trabalho seja propicio à inovações e mudanças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar