Brasil,

Gestão de e-commerce, sem gestão de pessoas, não funciona

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Callegarette
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

* Sílvio Celestino

Recentemente tive problema em uma loja virtual e precisei entrar em contato com a empresa. O atendimento foi feito por um computador, o qual queria que eu falasse com ele, mas não me entendia. Depois de muita intuição para achar a opção, agora via teclado, consegui falar com uma atendente. Mas ela estava despreparada para lidar com o problema. A solução que propôs, na verdade, era o que o sistema lhe permitia fazer, algo que não me atendia.

Agradeci, desliguei o telefone e, no dia seguinte, conversei com um cliente meu que trabalha na empresa e perguntei se ele poderia me ajudar com a questão. Ele a resolveu em 15 minutos.

Infelizmente não tenho clientes em todas as lojas virtuais e observo o quanto a experiência que provocam nos clientes é empobrecedora. Principalmente nos momentos em que ocorre um problema. Isso é motivo de muito estresse, reclamações e, principalmente, perda de venda futura – tenho incontáveis marcas e empresas que, se não consegui ceifar em definitivo de minha lista de fornecedores, ao menos as deixo anos sem ver meu dinheiro.

A causa disso é que gestão de e-commerce, sem gestão de pessoas, não funciona.

Isso significa que, do momento em que o cliente ouve falar da loja virtual até o instante em que recebe o produto em casa, tudo tem de ser pensado, planejado e gerido. E, se os gerentes da empresa acreditam ser capazes de resolver tudo com tecnologia, sistemas e processos, mas se esquecem das pessoas, constroem um abismo instransponível entre os clientes e a empresa.

Afinal, nenhuma tecnologia é capaz de lidar com todos os acidentes que ocorrem na interação com seres humanos. O Uber que o diga, pois um de seus carros autônomos matou uma pedestre no Arizona – e olha que havia uma motorista ao volante, supervisionando a condução do carro pelo computador. (*)

Quando avaliamos um e-commerce, encontramos lojas com deficiências facilmente identificáveis – como falta de informação sobre o produto, imagens pequenas demais, navegação sofrível e, nos casos mais graves, dificuldade para achar o botão "comprar".

Do mesmo modo, destaco três pontos que nos ajudam a avaliar uma gestão de pessoas no e-commerce como deficiente. São eles: uma distância muito grande entre a propaganda do produto ou serviço oferecido em relação à realidade – em algumas empresas sugiro medir em anos-luz –, a impossibilidade de chegar a uma pessoa capaz de atender o cliente e atendentes sem poder para resolver o problema.

Além disso, quando é possível avaliar o ambiente da empresa, observamos alta rotatividade, clima organizacional negativo e feedbacks desrespeitosos aos funcionários.

Uma tecnologia demora anos para ser depurada e tornar-se capaz de lidar com as sutilezas, os detalhes e os acidentes inerentes à sua utilização.

Um gerente, bem formado, demora anos para adquirir experiência, conhecimento e as melhores práticas.

Em ambos os casos, se o investimento não for constante e apropriado, em pouco tempo a empresa ficará para trás.

Entretanto, elas ainda acreditam mais em tecnologias, sistemas e processos do que no aprimoramento em gestão de pessoas de seus líderes.

Um quadro que, se mantido, compromete os resultados de longo prazo e, por consequência, o futuro da companhia.

Portanto, um e-commerce de sucesso é feito de líderes bem formados e conscientes de seu papel de oferecer, mais do que produtos e serviços via internet, uma experiência relevante, marcante e inspiradora a seus clientes. Algo somente possível por meio do perfeito casamento entre tecnologia e pessoas.

Vamos em frente!

(*) Autor do livro "O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes", Sílvio Celestino é sócio fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil.

Sobre a Alliance Coaching
A Alliance Coaching é uma empresa de consultoria, coaching e treinamento de executivos, com mais de uma década no mercado, que reúne profissionais com ampla atuação no ambiente corporativo. Certificados pelo Integrated Coaching Institute (ICI), os sócios-fundadores Alexandre Rangel e Sílvio Celestino oferecem soluções direcionadas para três públicos: o indivíduo, a equipe e a empresa. Com metodologia própria, o diferencial da companhia é a aplicação modular e personalizada. A base do trabalho da Alliance Coaching é despertar no indivíduo as habilidades e competências de um líder, para construir uma carreira sólida e promissora. Já para a empresa, o foco está em ressaltar os conceitos fundamentais, como comportamentos, atitudes e sentimentos, para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.Para mais informações, visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar