O impacto na saúde, negócios e empregabilidade na Inteligência Artificial
A distância entre a ficção cientifica e realidade está cada vez menor. A Inteligência Artificial é a protagonista e responsável por despertar as atenções do mercado global. Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), a previsão de gastos com a Inteligência Artificial movimentará US$ 47 bilhões, em 2020. Áreas dos mais diversos setores se beneficiarão, novos postos de trabalho surgirão e outros serão extintos.
A preocupação pela empregabilidade com a presença da Inteligência Artificial é evidente pela sociedade, porém, um estudo realizado pelo Gartner, consultoria referência em pesquisas de tendências e análise de produtos do setor de tecnologia, o saldo sobre os postos de trabalho promovidos pela Inteligência Artificial (IA) será positivo. Apesar de alguns setores terem forte tendência em extinguir alguns postos, como por exemplo, o de manufatura, as áreas da saúde, educação e do setor público serão beneficiados com a geração de novos empregos. O estudo aponta que o saldo será positivo. A expectativa é que até 2025 haja dois milhões de empregos a mais do que a quantidade eliminada.
Chris Lamberton, especialista em Inteligência Artificial, lidera o departamento de robótica da EY, terceira maior empresa do mundo desse segmento. Em entrevista recente ao Jornal Observador de Portugal destaca que diferente do que se possa imaginar o robô poderá salvar empregos e não causar desempregos.
"A robótica, por si só, não vai substituir postos de trabalho, o que causa desemprego são pressões econômicas gerais que levam as empresas a deslocar serviços. Por estranho que pareça, um robô pode (potencialmente) salvar empregos, comparativamente com o outsourcing ou o offshoring."
A Inteligência Artificial foi tema da edição desse mês do Portal PME NEWS, que entrevistou a Professora Karla Figueiredo, da Puc-Rio e da UERJ, em Inteligência Computacional Aplicada e apontou os principais riscos e temores na utilização da IA, principalmente sob o ponto de vista da empregabilidade.
"Normalmente, a ficção científica explora diversas situações em que a IA e a robótica (que estão andando cada vez mais juntas) causam prejuízos ou malefícios às pessoas ou ao planeta. No entanto, muitas invenções que o homem já criou antes podem ser mal aplicadas. Assim, não vejo o problema na IA e sim no seu mau uso. Do ponto de vista da empregabilidade, a IA deverá auxiliar os profissionais na tomada de decisão em todas as áreas. Os profissionais que já estão no mercado devem atualizar-se para usar os recursos e funcionalidades oferecidas pelos sistemas, aplicativos e pela automatização inteligente."
Karla destacou também a vantagem da utilização da Inteligência Artificial em áreas de risco a saúde do trabalhador.
"A Inteligência Artificial proporciona um maior apoio de sistemas que nos ajudam em muitas atividades que antes dependiam apenas do conhecimento e da memória humana. Os recursos da robótica já estão sendo utilizados em condições de trabalho perigosas, insalubres ou mesmo desagradáveis. Nesse caso, o objetivo é a intensificação de seu uso a partir da associação da inteligência a esses dispositivos."
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário