Dia do advogado: Direito x marketing – Dicas de como obter sucesso no meio jurídico
Tecnologia e ferramentas online podem impulsionar a carreira de um Advogado
O dia do Advogado no Brasil é celebrado no dia 11 de agosto, e em seu novo levantamento, o Empresômetro, empresa brasileira especializada em inteligência de negócios, identificou que existem mais 73.387 escritórios de advocacia registrados no país. Números da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, de setembro de 2017, indicam que são 1.048.189 registros profissionais ativos.
São dados surpreendentes e que refletem o quanto os cidadãos brasileiros estão cada vez mais conscientes de seus direitos e obrigações.
Os serviços de advocacia são importantíssimos em todos os aspectos e fases da vida de uma pessoa, e fundamentais para as empresas, pois são necessários desde a sua fundação, na criação de regras e normas internas, nas questões burocráticas trabalhistas, investimentos, tributação e mesmo quando encerram suas atividades.
Para não deixar para passar em branco o dia desse indispensável profissional do Direito, o Empresômetro fez questão de oferecer algumas dicas para aqueles que estão começando na carreira jurídica ou que já estão em atividade há algum tempo e têm muitos “casos” para contar.
A primeira dica é: Conheça todos os jogadores.
Conforme o levantamento do Empresômetro, são muitos Advogados inscritos na OAB e mais um tanto de escritórios. Para se dar bem nesse aparente saturado meio é que o Advogado, seja ele iniciante ou com anos de prática, precisa conhecer bem os seus jogadores.
Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, existe uma ferramenta online que facilita bastante a vida dos profissionais: o Empresômetro Listas. Nela é possível identificar qual cidade ou estado têm o melhor potencial de sucesso para um Advogado, pois ao saber quantos estão estabelecidos em determinada área, ele poderá optar por lugares com menor concentração de profissionais.
Mais, com o mercado definido, dependendo da especialidade do escritório, poderá obter dados importantes para traçar metas e atingir o seu público de maneira mais assertiva, sem despender grandes recursos em ferramentas caras e desatualizadas.
“É uma forma de se manter à frente da concorrência, pois as opções para marketing, publicidade e captação de clientes são restritas. Assim, ao conhecer o mercado, o Advogado poderá, inclusive, direcionar o material ilustrativo confeccionado para determinado público que esteja carente de um profissional naquela área ou região”, afirma o advogado e diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.
A segunda dica é: Invista em conteúdo.
O Advogado precisa expor seu conhecimento, hoje isso é facilitado pelas páginas na web, blogs e canais nas redes sociais, mas o diretor do Empresômetro alerta: é preciso cautela. “Os profissionais precisam tomar certos cuidados por conta das mudanças introduzidas no final do ano de 2016 pelo novo Código de Ética e Disciplina da OAB”, ressalta.
Artigos e conteúdo textual que tragam o Direito para perto das pessoas, desmistificando procedimentos judiciais, dando mais confiança ao cliente, facilitando a fidelização do mesmo e aumentando sua rede de contatos são fundamentais para quem quer se destacar nesse nicho.
Esse conteúdo, quando bem trabalhado, também servirá para criar sua imagem no meio acadêmico e jurídico, favorecendo aqueles Advogados que investem seu tempo em produzir textos que sejam atraentes e educativos, cativando as pessoas e favorecendo a captação ética de clientes.
Para quem está começando, existem muitas ferramentas gratuitas para postagens de textos jurídicos. Por que não começar um blog? O Google oferece uma opção excelente, simples e sem custo, o Blogger.
A última dica é: Abrace a tecnologia.
O Advogado tem à disposição centenas de opções de aplicativos em nuvem para automatização, desde a gestão administrativa de escritórios até a gestão de processos e litígios, tornando-os itens indispensáveis nos escritórios. “São incontáveis alternativas que o advogado pode dispor, sendo que estas reduzem tempo de trabalho e pesquisa, custos e mantêm em dia os seus prazos”, conclui Amaral.
Uma ferramenta que pode ajudar é o ADVBox, aplicativo na nuvem para gestão de escritório de advocacia, com opção gratuita para quem está começando.
SOBRE O EMPRESÔMETRO
O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.
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