Brasil, 18 de Agosto de 2018

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Líderes têm dificuldades de estimular alto rendimento nas equipes

Líderes têm dificuldades de estimular alto rendimento nas equipes

Professor da PUCRS afirma que o alinhamento entre equipe e missão da companhia é essencial, mas lembra também que funcionários devem evitar 'hábitos ruins'

Construir um time qualificado é a chave para garantir um alto rendimento à empresa. É preciso escolher muito bem, afinal, todos os resultados obtidos são consequências das pessoas que trabalham na companhia. Porém, com um mercado cada vez mais competitivo e um ambiente de trabalho repleto de estímulos que podem tirar a atenção dos funcionários, para fazer uma equipe se desenvolver e alcançar a excelência é necessário adotar atitudes que estimulem os colaboradores. Mas, infelizmente, esta prática segue cada vez mais difícil. Então, o que os líderes podem fazer para melhorar isso?

Segundo o coordenador do curso de MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), André Duhá, o conceito de alta performance é muito relativo e pode ser interpretado de diversas formas.

- Alguns acreditam que uma equipe de alta performance são aquelas cujos integrantes trabalham bem juntos, ou que utilizam métodos de trabalho inovadores, ou ainda que os integrantes gostam de trabalhar juntos, mas isso pode não ser verdade absoluta, pois uma equipe de alta performance, acima de tudo, dá resultados, e esses resultados são, na maioria das vezes, definidos pela empresa. Sendo assim, o alinhamento entre "o trabalho da equipe e" a missão e visão da organização é essencial para os resultados -, afirma André.

O professor lembra ainda que além do alinhamento, é importante também que a empresa deixe bem claro 'como' os funcionários devem chegar até estes resultados.

- Os colaboradores precisam entender quais os valores da organização em que trabalham porque dificilmente uma empresa vai considerar uma performance adequada se os resultados não forem alcançados de uma maneira que ela considere correta -, ressalta.

Hábitos ruins dificultam a atenção

Duhá ressalta que as empresas enfrentam um grande desafio para engajar os colaboradores. Segundo ele é preciso lembrar que estes mesmos colaboradores também desenvolveram alguns 'hábitos ruins' que "tiram" a atenção para realizar as atividades requeridas, como por exemplo, acessar redes sociais. Duhá explica que, neste caso, três ingredientes são essenciais para o líder tentar reverter a situação: esforço, paciência e "despertar a" motivação.

- O líder precisa fazer com que os colaboradores priorizem as atividades da empresa, colocando em segundo plano todo o restante, e isso se faz desafiando constantemente a equipe, seja através de pequenas metas, projetos, jobs, etc. São muitos estímulos concorrentes e o líder não conseguirá eliminá-los, mas poderá fazer com que os colaboradores os coloquem em segundo lugar, pelo menos durante o período em que estiverem no trabalho. E o desafio é maior ainda quando ocorre o home office e os horários flexíveis.

Outro grande desafio enfrentado pelo líder nos dias de hoje, lembra Duhá, é o sentimento de pertencimento por parte dos funcionários – que é pequeno, principalmente os mais jovens, que se vinculam mais a uma causa ou a uma ideia do que às empresas.

- O líder precisa despertar este sentimento fazendo com que as pessoas percebam que o seu trabalho, naquela empresa, está vinculado a uma causa maior, despertando um propósito e isso exige bastante conversa e muita criatividade.

Falta de autonomia acaba com o comprometimento

Outro problema enfrentado nas empresas e que acaba com o comprometimento do funcionário é a falta de autonomia. Muitas organizações adotam políticas de gestão de pessoas muito tradicionais que não estimulam a autonomia, fazendo com que o colaborador fique totalmente desmotivado. Estas empresas criam um ambiente que privilegia a ordem, a previsibilidade, a centralização da informação e do poder e o destaque das pessoas mais 'articuladas' que nem sempre são aquelas que realmente fazem a diferença.

- As pessoas sentem que não conseguem ou não vale a pena colocar todo o seu esforço e recursos à disposição de uma empresa com essas características e isto é ruim -, conclui André Duhá.


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