Brasil,

Empreendedorismo Feminino: Espaço Nos Negócios Se Abre Para As Mulheres

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Ghiurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero (que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016), o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%.

Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana). E de acordo com um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor 2017 (GEM), em parceria com o Sebrae, mais de 50% dos novos negócios, em 2016, foram fundados por mulheres.

De fato, essa força do empreendedorismo feminino está criando um importante impacto no mercado e na economia. E este cenário é resultado das peculiaridades da mulher, ou seja, de características propriamente femininas que possibilitam essa ascensão no universo empreendedor. Podemos citar algumas:

- Ser multitarefa: em função de lidar simultaneamente com as demandas profissionais e familiares, a mulher já tem a capacidade de conciliar múltiplas atividades aos interesses conflitantes. Isso lhe concede a vantagem de ser flexível e produtiva.

- Antever uma necessidade: por questões socialmente aprendidas, a mulher, desde pequena, já desenvolve o instinto de cuidar, de entender e captar os sentimentos e as necessidades alheias. Este aspecto faz com que a mulher esteja atenta a tudo e a todos, tendo a capacidade de se antecipar em determinadas situações e planejar tarefas voluntariamente.

Nos últimos 50 anos, as mulheres vêm utilizando suas melhores competências para reverter o quadro que lhes é desfavorável, proporcionando ao mercado de trabalho novas maneiras de fazer gestão e alcançar resultados. A persistência é uma das características que pode ser desenvolvida e cultivada, desde que haja vontade e dedicação. Para que o empreendedorismo feminino continue evoluindo, a mulher deve ter atenção a dois aspectos:

- Saber lidar com discriminação e preconceito, afinal, mesmo que esta realidade já esteja mudando, o mundo dos negócios ainda é predominantemente masculino.

- Vencer as expectativas, os receios comuns, assumir o desafio do empreendedorismo, ganhar respeito e ter orgulho próprio, desafiando um cenário em que, muitas vezes, as próprias mulheres têm dificuldade de lidar com seu sucesso.

A verdade é que, hoje, estamos vivenciando a era da sororidade, a união entre mulheres, baseada na empatia e no companheirismo, buscando alcançar objetivos em comum. Esse é um dos vários caminhos para fortalecer a abertura do espaço para a mulher no mundo do empreendedorismo.

Sobre a ABRACEM

A Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (ABRACEM) é uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, formada por um grupo de profissionais experientes da área de Recursos Humanos, que promove, divulga e exerce esta atividade em um elevado nível de excelência técnica, relacional e ética. A ABRACEM tem como foco incentivar o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento do Coaching Executivo e Empresarial em todos os seus aspectos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar