O Corretor de Seguros e o Canibal
Por Renato Cunha Bueno*
A Folha de S. Paulo publicou um artigo (domingo, 22/07/18) intitulado Moby Dick, escrito por Marcos Lisboa *, presidente do Insper, ex-presidente do IRB e da Itaú Seguros, e de quem sou fã incondicional. Num contexto diferente do meu objetivo neste texto, ele utiliza trechos do livro Moby Dick para ilustrar seu raciocínio, que vou me apropriar parcial e literalmente para suportar minha opinião.
Tenho visto grandes polêmicas a respeito das plataformas eletrônicas de venda de seguros, em que a maior parte das teses acredita que os meios digitais vão destruir os corretores de seguros que se dedicam ao mercado de produtos massificados e de automóveis.
Tudo bem que é difícil disputar com quem dispõe de muito capital, como bancos e plataformas eletrônicas, onde há investimento abundante e o lucro pode vir daqui a anos com a consolidação destas operações.
Porém, eu discordo que a tecnologia irá destruir os corretores de seguros, por várias razões, entre as quais destaco:
Nos países em que as plataformas dominam o mercado, como os Estados Unidos, o seguro de automóveis é obrigatório com limites mínimos pré-definidos, o que facilita muito a comparação de termos. Nos países suscetíveis a catástrofes, como terremotos tufões, furacões, tsunamis e outros, os seguros residenciais e patrimoniais não são necessariamente obrigatórios, mas praticamente todo mundo contrata em bases também fáceis de comparar.
Já no Brasil isso fica mais difícil pela variedade e diversidade de produtos com personalidade, portanto difíceis de comparar. Aí é que o bom corretor tem a oportunidade de mostrar a que veio: decifrando, explicando, aconselhando e navegando neste emaranhado de preços e condições disponíveis. Outro momento sensível é a hora do sinistro, pois tratar com centrais de telemarketing nunca é fácil nem agradável. É só lembrar das conversas com o cartão de crédito e fornecedores de telefonia, internet etc.
Voltando ao artigo de Marcos Lisboa, ele cita a obra prima Moby Dick, de Herman Melville, recheada de personagens notáveis e conturbadas, em meio a passagens surpreendentes. No capitulo três, Ishmael fica assustado ao saber que dividiria a cama com um jovem canibal na hospedaria lotada. Após parágrafos angustiados, a sua empatia recheada de bom senso leva-o a concluir: “Que confusão é essa que estou fazendo? Ele tem a mesma razão para me temer que tenho para ter medo dele. Melhor dormir com um canibal sóbrio do que com um cristão bêbado”.
Trazendo para o nosso mercado de seguros, a solução é trabalhar bem e não dar moleza aos canibais!
*Renato Cunha Bueno - sócio-dir
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário