Voltar a estudar é alternativa para quem deseja mudar a rota ou reinserir-se no mercado de trabalho
Exigências do mercado pedem conhecimentos de tecnologia e novos modelos de negócio. Pós-graduação é uma das opções de formação
O mercado de trabalho está longe de ser estático. Ele modifica-se constantemente e acompanha as mudanças na tecnologia, na economia e na própria sociedade. Não importa qual sua área de atuação ou se você deseja ou não empreender, não há como ficar parado. O bom profissional de hoje sabe utilizar tanto as novas tecnologias, como as mídias sociais e a realidade virtual, quanto as estratégias que as startups e empresas já consolidadas usam para crescer.
Uma alternativa pode ser os cursos de pós-graduação. Eles buscam acompanhar as mudanças do mercado e trazem novos conteúdos voltados para profissionais de diversas áreas.
"Você vê o surgimento de startups e empresas em tecnologia, como o Uber, e isso gera novos modelos de negócio", diz Renato Dutra, coordenador de Educação a Distância (EAD) do Centro Universitário IESB. "Esses modelos exigem mais conhecimento do profissional, tanto na área de gestão quanto em tecnologia", continua.
A gestão de empresas é, atualmente, uma exigência para qualquer pessoa que queira empreender, independente da área. Além disso, cresce a demanda por gestores que não têm formação específica em administração. O IESB, por exemplo, passa a oferecer, a partir deste semestre, o curso de Especialização em
Gestão de Empresas, com objetivo de suprir essa demanda. "Nosso curso é voltado para a capacitação de profissionais de todas as áreas", afirma Dutra.
"O objetivo do curso é proporcionar esse conhecimento de gestão para quem não é formado em administração", diz Marco Antônio Lucinda, coordenador do curso. "O Brasil é um dos países com mais empreendedores, e a maioria dessas pessoas não tem a formação necessária", continua.
Por outro lado, aumenta a exigência para que os profissionais da administração conheçam as tecnologias atuais e a forma como elas modificam os negócios. "Muitas empresas grandes estão exigindo que seus gerentes pensem como as startups, criando soluções junto com o cliente, em um ciclo mais ágil. Essas pessoas precisam requalificar-se, e muitas buscam por nós", diz Alexandre José Figueiredo Loureiro, coordenador do curso de Especialização em Negócios Disruptivos, que é voltado para quem quer abrir negócios que envolvam tecnologias como inteligência artificial, blockchain – usado nas criptomoedas – e Internet das Coisas.
O professor coordena também o curso de Especialização em Mídias Imersivas, voltado para profissionais da tecnologia, comunicação e design, entre outros, que queiram desenvolver soluções em realidade virtual, realidade aumentada e chatbots.
"É um tipo de tecnologia que promete bastante, traz uma nova forma de se interagir com o mundo. Ela é usada cada vez mais e surgem aparelhos mais baratos e mais próximos de um par de óculos comum", conta Alexandre. "Por exemplo, usa-se a realidade virtual no tratamento de distúrbios como as fobias e o déficit de atenção", continua.
Parte do sucesso dos cursos de pós-graduação está em conseguir unir conhecimentos acadêmicos e atividades práticas. No IESB os alunos contam com a incubadora IESB Lab, criada para promover o empreendedorismo e ajudar as alunas e os alunos no desenvolvimento de seus negócios. O objetivo dos três novos cursos é que os estudantes terminem com seus projetos prontos.
"Nós trazemos professores que também estão empreendendo, que têm uma história nessa área. Queremos que todos os professores sejam mentores dos alunos durante a produção dos projetos", diz Alexandre.
O IESB possui mais de 40 cursos de pós-graduação e as matrículas estão abertas até o dia 10 de setembro. Mais informações aqui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário