A cultura de prevenção ao risco ainda é muito incipiente no Brasil
Confira a entrevista com o economista, ecologista e jurado do Prêmio de Inovação em Seguros da CNseg, Sergio Besserman
Em 19 de dezembro de 2018, a CNseg realizará, no Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, cujas inscrições vão até o dia 28 de setembro.
O Prêmio, que está em sua 8ª edição e distribuirá em prêmios, tem, entre seus jurados, o economista e ecologista carioca Sergio Besserman, que é presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor do departamento de economia da PUC-Rio, além de comentarista de sustentabilidade e economia urbana de diversos veículos de comunicação.
Em entrevista para o Portal da CNseg, Sergio Besserman aborda a cultura do seguro e o papel da inovação para o mercado segurador e para a sociedade em geral. Confira.
Como você encara o estágio da cultura da prevenção ao risco no Brasil?
A cultura de prevenção ao risco no Brasil ainda é muito incipiente. Muitos fatores, econômicos, sociais, históricos, e até antropológicos, respondem por essa falta. Mas temos visto sinais de que essa realidade possa estar começando a mudar.
Na sua opinião, qual a importância de se promover a inovação no mercado segurador?
A inovação no mercado segurador, além de tornar mais adequadas e amigáveis as relações com os clientes, tem o imenso mérito de propiciar a disseminação da cultura de gerenciamento de risco, especialmente entre os mais jovens.
Como você entende o papel do seguro no desenvolvimento da sociedade?
A ciência ainda não desvendou o fenômeno da consciência, mas grandes avanços foram feitos nos últimos anos, por filósofos, neurocientistas e até matemáticos e físicos. Essa será uma das grandes aventuras das próximas décadas. Antônio Dámasio, um dos mais conceituados neurocientistas da atualidade, considera a consciência profundamente ligada ao tempo. Somos tão mais conscientes quanto mais nos compreendemos e agimos em função de nossa compreensão da história e de nossas esperanças, investimentos e desejos para o futuro.
Para além dos aspectos práticos, o papel do seguro em uma sociedade está fortemente correlacionada à quão consciente ela é.
Que outras iniciativas como o Prêmio da CNseg podem contribuir para o desenvolvimento da cultura do seguro?
O principal fator para o desenvolvimento da cultura do seguro é a maior valorização do conhecimento e da educação na sociedade.
Que conselho você daria para um profissional que pretende desenvolver um projeto de inovação no setor segurador?
Se colocar na posição do cliente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário