Empresas não monitoram resultado de programas de compliance
Para a gestão eficiente, não basta implantar, desafio é avaliar a efetividade dos mecanismos aplicados e antever riscos
Uma recente pesquisa da consultoria KPMG apontou que a preocupação das empresas em adotar medidas de compliance e gestão de riscos cresceu nos últimos anos. Em contrapartida, os executivos dizem que não possuem "braço", sistemas ou conhecimento para monitorar a efetividade do que foi aplicado.
É neste cenário que atua a Equipo Gestão, empresa especializada em gestão de contratos e homologação de fornecedores. Cientes da falta de tempo e recursos das grandes empresas, a Equipo propõe um monitoramento dos planos de ação e seus resultados de maneira estruturada e dedicada. "Grande parte das empresas não possui uma estrutura dedicada para monitorar os planos de compliance, avaliar possíveis novos riscos e integrar essa cultura com outras áreas da companhia, por isso a gestão por uma empresa contratada propõe um trabalho dedicado e com apoio tecnológico para liberar o profissional para decisões mais estratégicas", explica Luiz Godoy, diretor comercial da Equipo.
O estudo divulgado ainda mostra a importância em torno dos projetos de compliance e como essa discussão ainda está em maturação nas companhias brasileiras. Enquanto 64% dos entrevistados afirmaram possuir mecanismos de gestão de riscos, 68% revelaram não possuir sistemas que monitorem a efetividade do compliance.
Godoy ainda ressalta que o trabalho deve contar com o apoio de softwares inteligentes, Big Data, e metodologia operacional para garantir melhor controle de tempo e de informações, envolvendo não só um departamento específico, mas todos os processos da empresa. "Realizamos a análise de primeiro e segundo nível de compliance em nossos clientes, em 100% de seus parceiros. Seria impossível realizar esta tarefa sem um sistema complexo", avalia. As inconsistências avaliadas pela Equipo são comunicadas à empresa para alertar e acompanhar a melhora do indicador ou, em casos extremos, interromper o serviço.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário