Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Confiança dos empresários da construção volta a cair após 13 meses de otimismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento da Fiep mostra que, em julho, indicador que mede o ânimo dos industriais do setor caiu principalmente pelas incertezas para a economia nos próximos meses

A perda de otimismo que já havia sido registrada na indústria de transformação paranaense no mês passado atingiu, em julho, também o setor da construção civil. É o que revela o mais recente levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) sobre o nível de expectativas do empresário industrial do Estado em relação à economia e a seus negócios. O Índice de Confiança da Indústria de Construção (ICIC-PR) caiu 4,9 pontos de junho para julho, fazendo com que o indicador chegasse a 45,4 pontos, alcançando a área de pessimismo – abaixo de 50 pontos – pela primeira vez depois de 13 meses.

A redução registrada em julho é atípica, segundo a Fiep, já que, tradicionalmente, o ICIC-PR costuma apresentar aumento neste mês. O principal motivo da queda, porém, foi a redução de 6,3 pontos no Índice de Expectativas, um dos subindicadores da pesquisa, que capta a percepção do empresário da construção em relação à economia para os próximos seis meses. Isso ocorreu mesmo com a maioria dos indicadores de atividade futura do setor apresentando resultados positivos. Houve aumento nos indicadores relacionados ao nível de atividade para os próximos seis meses, às compras de insumos e matérias-primas e aos novos empreendimentos e serviços.

De acordo com a Fiep, apesar dessas perspectivas, no setor da construção, fatores externos às empresas continuam tendo mais peso para que os empresários ainda se sintam pessimistas em relação aos próximos meses. Entre eles, a não aprovação de reformas estruturantes, os impactos negativos que a greve dos caminhoneiros causou na economia e o cenário eleitoral bastante indefinido.

Indústria de transformação – O comportamento do ICIC-PR neste mês acompanhou a queda que já havia sido observada em junho no caso da indústria de transformação paranaense. Em julho, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação (ICIT-PR) voltou a registrar leve retração, desta vez de 0,2 ponto, chegando a 47,7 e permanecendo na área de pessimismo pelo segundo mês consecutivo.

Ao contrário do ICIC-PR, porém, a redução registrada na indústria de transformação ocorreu principalmente pela retração de 1,3 ponto no Índice de Condições, que mede o sentimento dos empresários em relação ao momento atual. Já o Índice de Expectativas, que mede as perspectivas para os próximos meses, subiu 0,4 ponto, chegando a 51,0 pontos. A recuperação do indicador, no entanto, ainda esbarra nas mesmas incertezas em relação principalmente ao cenário eleitoral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar