Brasil,

Dados evidenciam desigualdade no acesso das mulheres à liderança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sidney Cohen VIA DINO
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Apesar das mulheres possuírem o nível de formação superior ao dos homens (16,9% contra 13,5%), segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2016, elas ainda são minoria em cargos de liderança. E esse número vem diminuindo nos últimos anos. Em 2011, as mulheres respondiam por 39,5% dos cargos de gerência, em 2016 eram 37,5%.

A pesquisa "Closing the Gender Gap" realizada em 2015 pela empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company e que serve de referência até hoje, aponta que se houvesse a equidade de gêneros no mundo, o PIB mundial teria um aumento de US$ 28 trilhões em sete anos. Essa pesquisa ainda revelou que se a desigualdade tivesse fim no Brasil, o nosso PIB teria um aumento de US$ 850 bilhões.

Um dado importante que vem de encontro com essa pesquisa é outro estudo da própria McKinsey & Company divulgado esse ano, que destaca a importância da gestão das mulheres. Segundo o estudo, as empresas lideradas por mulheres têm, em média, rendimentos 21% acima da média industrial em seu país.

Para promover esse cenário, algumas entidades buscam igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres. No Brasil, a ONU Mulheres Brasil desempenha esse papel. Sua representante Nadine Gasman destacou em maio, no "3º. CONALIFE - Congresso Nacional de Liderança Feminina da ABRH - 2018" realizado em São Paulo, o papel de empresas brasileiras com essa proposta.

"O Brasil é o terceiro país no mundo em número de empresas signatárias aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global. Já são 165 empresas - de diferentes setores produtivos -, comprometidas em enfrentar e eliminar as desigualdades de gênero que ainda criam abismos entre homens e mulheres, pessoas brancas, negras e indígenas, entre outros grupos que são discriminados em razão da sua identidade" ressaltou Nadine.

O desafio da liderança feminina no ambiente de trabalho também foi destaque na edição desse mês do Portal PME NEWS, que contou com a participação da Diretora da Infinita EPH, Carla Béck. Na entrevista, ela enfatiza as razões da desigualdade dos cargos de liderança corporativa, com as mulheres ainda em desvantagem nesse quadro.

"As mulheres são minoria nos cargos executivos das empresas devido a uma série de barreiras históricas e culturais. Essas barreiras são poderosas e muitas vezes invisíveis para as mulheres. Elas privilegiam os homens e colocam as mulheres em desvantagem. Outros fatores contribuem também como, por exemplo, a escassez de modelos de funções para as mulheres, a escolha de profissionais em função do gênero, os vínculos duplos (na maioria das culturas, masculinidade e liderança estão intimamente ligados), dentre outros."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar