Brasil,

Sat Company, pioneira na tecnologia RF Lora com maior rede de cobertura do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Serradilla / Imagem: freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Com vasta experiência no mercado segurador, ao qual tem se dedicado ao longo dos últimos 13 anos, a Sat Company completou em Abril de 2018 um ano de operação com o primeiro rastreador híbrido do mercado, que une RF Lora (radio frequência) à tecnologia GPS/GPRS visando aumentar os índices de recuperação que vinham sendo afetados negativamente pelo uso de inibidores de sinais (jammer).

Além disto, para dificultar a identificação e retirada do rastreador durante as ocorrências de roubo e furto, a equipe de engenharia da empresa preocupou-se com a descaracterização do equipamento; o resultado, conta Marco Puerta, CEO da Sat Company, “é que o rastreador passou a ser imperceptível já que possui o formato de uma peça original do veículo, hora uma buzina, hora um módulo de injeção ou ignição, entre outros.”

Como instalam equipamentos em todo o território nacional, a equipe de engenharia concentrou esforços ao longo de 3 anos para atender o principal desafio do projeto, que era conseguir utilizar-se da tecnologia rádio frequência Lora em todas as ocorrências de roubo e/ou furto que envolvessem os veículos rastreados pela empresa; a solução foi uma rede proprietária.

Redes proprietárias se assemelham a rede mesh ou redes “malhadas”, que são redes compostas de várias “células” que se intercomunicam. Na prática, todos os veículos que possuem o equipamento R12 Lora instalado funcionam como antenas receptoras e transmissoras, formando atualmente a maior rede de cobertura RF Lora do Brasil.

Uma vez que utilizem inibidores de sinais durante as ocorrências o equipamento detecta a perda do canal GPS/GPRS e através do RF Lora emite um sinal de S.O.S ao veículo da base mais próximo a ele.

Estudos efetuados com base nos veículos rastreador pela Sat Company, comprovaram a aderência do conceito de rede prioritária ao projeto de desenvolvimento do R12-Lora, conforme demonstra a foto abaixo de um caso real de roubo na cidade de Curitiba onde o veículo no centro é o veículo roubado e os demais possuem equipamentos da empresa instalados. O raio demonstrado é de 3 km, alcance do R12-Lora.

Telemetria

Discreto no formato e precioso no conteúdo, outro ponto-chave do dispositivo é que possui telemetria embarcada, possibilitando através da instalação do R12-Lora, o monitoramento do perfil do condutor.

A precificação do seguro de forma individualizada, que já acontece na Europa é tendência no mercado segurador do Brasil, por esta razão a Sat Company fez questão de manter a tecnologia GPS/GPRS como tecnologia principal do produto.

O banco de dados da empresa armazena todo o histórico de transmissões que possibilitam traçar de forma bastante assertiva o perfil do condutor e confrontar as informações prestadas no ato da contratação do seguro através das seguintes informações:

- Cep de pernoite (se o cep informado é realmente onde o veículo pernoita),

- Km de rodagem: total de km rodada por dia, semana, mês e ano,

- Informação de utilização do veículo em horas por dia e por região,

- Direção Perigosa: Análise de aceleração, frenagem e troca de faixas

- Crash Detection: o equipamento é capaz de detectar colisões e permite reconstituir todo o histórico do evento. “O equipamento está configurado para disponibilizar detalhadamente as

As seguradoras podem optar pelo formato que desejam receber todas as informações de telemetria, sendo “dados puros” ou através de um sistema que permite consultar individualmente o perfil de seus segurados.

Doação Prefeitura Municipal de São Paulo

Formalizada em 13 de janeiro de 2018, com a participação do então Prefeito João Dória, a doação da Sat Company ao município de São Paulo contemplou a instalação de 1.500 rastreadores em regime de comodato em todos os veículos da Guarda Civil Metropolitana, nos veículos que atendem as atividades das secretarias de Prefeituras Regionais, Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social. Os serviços serão prestados em caráter de doação até 2020.

Esta ação além de contribuir diretamente para a melhoria do serviço público; contribuiu com a ampliação da rede de antenas móveis.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar