Brasil,

Entrevista de emprego em duas fases: RH e gestor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Barata
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para ter bom desempenho, profissional precisa se preparar de forma diferente, destacando aspectos específicos em cada conversa

Após ter o currículo selecionado para uma vaga de emprego, chega o momento mais importante do processo seletivo: a entrevista. Para diversas posições, no entanto, o candidato é entrevistado mais de uma vez: pela área de recursos humanos e pelo gestor direto da área. Como essas entrevistas têm focos completamente diferentes, o profissional precisa se preparar de acordo com o interlocutor para ter bom desempenho nas duas etapas.

Entrevista com o RH

Em geral, a primeira conversa é com um especialista em RH, que costuma fazer perguntas mais generalistas, abordando tópicos como pretensão salarial, experiências anteriores e perfil. “A conversa com o RH é 80% focada em entender o comportamento do profissional. Outros 20% serão para entender suas habilidades, expectativas para a vaga e uma ou outra questão mais técnica”, explica Letícia Krauskopf, gerente da Randstad Professionals.

Para o candidato, a principal dica é se preparar definindo claramente seus pontos fortes e fracos, tanto tecnicamente quanto no quesito comportamental. “Tente se lembrar de vivências que reforcem o que você deseja mostrar sobre você. Pode ser uma situação difícil em que você liderou a solução ou outros exemplos que demonstrem seu perfil no trabalho”, explica Letícia. Falar sobre experiências que demonstrem as qualidades buscadas para a posição e exemplos de sua personalidade também são bem-vindos. “Caso o profissional tenha feito algum teste de aptidão ou psicológico, pode ser uma boa ferramenta comentar os resultados durante a conversa”, complementa a especialista.

Entrevista com o gestor

Passada a primeira etapa, a entrevista seguinte tem outro foco. “O gestor direto da área estará 80% focado no perfil técnico do candidato e em entender se ele está pronto para os desafios específicos da posição em questão”, esclarece Letícia. O entrevistador irá questionar sobre experiências profissionais anteriores e analisar se o profissional é adequado e qualificado tecnicamente para a vaga. “Uma pequena parte da conversa será para entender o perfil comportamental, mas com o intuito de identificar se o profissional é compatível com o restante da equipe”, explica.

Para chegar ao momento da conversa bem preparado, é importante relembrar cases de sucesso e explicar o papel que desempenhou neles. É imprescindível demonstrar a especialidade na área e como está apto a entregar os resultados nesse novo desafio.

“De forma geral, uma conversa será muito mais técnica que a outra. Porém, seja flexível e esteja disposto e preparado para falar sobre outros temas e a responder perguntas que fujam desse padrão”, aconselha Letícia.

Sobre a Randstad

A Randstad é líder global em soluções de Recursos Humanos, presente em 39 países e com 4.452 escritórios distribuídos pelos cinco continentes. A corporação emprega cerca de 33 mil colaboradores em seus países de operação. Com posicionamento inovador, focado em tecnologia, a empresa está no Brasil com 18 filiais localizadas em todas as regiões do País, desenvolvendo serviços especializados para o mercado nacional, como: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; outplacement; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado, assessment, RPO e Outsourcing. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área. A empresa é listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar