Brasil,

Fábio Damasceno, da Comissão do Seguro Rural, comenta a Circular da Susep 571

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Norma determina a correta divisão e identificação dos animais de acordo com os produtos

Nesta entrevista, Fábio Damasceno, que integra a Comissão de Seguro Rural da FenSeg, explica a diferença entre o seguro pecuário e o seguro para animais e opina sobre a Circular 571/18 da Susep, que determina a correta divisão e identificação dos animais de acordo com os produtos. Para Fábio, a principal mudança da nova legislação é a oferta de coberturas que garantam riscos ao segurado sem que haja necessidade de adicionar à cobertura de vida do animal.

1 - Qual a diferença entre seguro pecuário e seguros para animais?
Seguro de Animais: voltado aos animais classificados como de elite, domésticos ou para segurança e não está enquadrado como seguro rural. Esse mercado atualmente é representado em quase sua totalidade no seguro para cavalos. O seguro de PET até pouco tempo era comercializado nesse ramo. Essa modalidade de seguro não têm isenção de IOF.

Seguro Pecuário: definido como modalidade de seguro rural, tem por objetivo cobrir os danos diretos ou indiretos ao animal destinado ao consumo e/ou produção, englobando as fases de cria, recria e engorda, bem como aos animais de trabalho destinados a sela, trabalho por tração e transporte no manejo da fazenda. Esse mercado quase que na sua totalidade refere-se ao seguro de bovinos, seja de elite (exposição / matrizes e reprodutores) ou de rebanho (corte ou leite). Essa modalidade de seguro pode contar com o beneficio do Programa se Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – PSR do governo federal, que subsidia ao produtor 45% do valor do prêmio total do seguro.

Neste ramo, ainda podem ser cobertos, além de bovinos, as seguintes espécies: bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e inclusive cavalos (desde que destinados para trabalho nas propriedades rurais). Esse seguro está isento de IOF.

2 - No último mês, tivemos a Circular 571/18 da Susep. O que mudou para estas modalidades de acordo com a nova legislação?
Sobre a Circular SUSEP, além da correta divisão e identificação dos animais para cada um dos produtos a principal mudança é a possibilidade de que sejam oferecidas coberturas que garantam riscos que causem prejuízos ao segurado, sem que haja necessidade de serem adicionais a cobertura de vida do animal. Um exemplo é a cobertura de reembolso clínico ou cirúrgico que hoje é oferecida ao cliente como adicional a cobertura básica, e que a partir desta circular pode ser o único risco vendido ao cliente. Essa alteração não muda muito o panorama para o seguro pecuário (bois) ou de Animais (cavalo), mas sim abre algumas boas possibilidades para o Seguro de Pet (cães e gatos), onde as coberturas de serviços (clínico, cirúrgico, etc) têm um maior apelo.

3 - Na sua avaliação, a que os consumidores deste tipo de seguro devem estar atentos de acordo com quem já tinha e com quem pretende contratar?
A atenção do consumidor deve estar voltada ao correto enquadramento da espécie e utilização/destinação do animal, de forma que possa contratar o produto mais adequado a sua criação. Mas em relação aos produtos atualmente comercializados, a princípio não vejo nenhuma alteração no modo de contratação e cobertura, o que podemos ter é uma evolução de produtos, com coberturas desvinculadas da cobertura de vida, o que abre possibilidade para um seguro de renda do criador, ou de coberturas voltada ao tratamento clínico ou cirúrgico do animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar