Brasil,

'O que aprendi ao procurar pelos sócios certos e quais as armadilhas me coloquei'

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Alexandro Barsi* / ENVIADO POR IGOR REIS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Alexandro Barsi*

Em mais de uma década como empreendedor, foram muitas as situações as quais me deparei com uma sinuca de bico na escolha de um novo sócio. Algumas foram bem-sucedidas, outras nem tanto. O que não dá para negar é o quanto aprendi ao lidar com pessoas, afinal nos negócios, nem sempre é de empresa para empresa, mas de profissional para cliente. No fundo são as relações humanas que importam quando vamos dividir nossos sonhos com alguém. E no business não é diferente.

Confesso! Já desfiz transações aos 45 do segundo tempo, quando o outro lado achava que a partida estava ganha. Já investi em uma startup e depois descobri que o dinheiro foi usado para um propósito completamente diferente. Apostei em uma empresa em que a dívida era muito maior do que se imaginava.

Eu sou um cara muito orientado pela intuição. Muitas vezes, está todo mundo se encaminhando para um lado e eu vou no sentido oposto. Gosto de ponderar: será que é o momento certo? Nunca fiz nada guiado apenas pela minha emoção, mas pela razão. Uma coisa que não faço é por agir por impulso.

Já passei por armadilhas e insucessos, quando não vi exatamente o que estava por trás e descobri um rombo maior do que imaginava. Em uma das situações, desisti de uma sociedade de uma empresa bem interessante apenas por conta de uma frase que o 'ex-futuro sócio' disse momentos antes da assinatura do contrato, indicando uma falta de ética e comprometimento. Nesse caso em especial, meu feeling me guiou para uma escolha assertiva, já que o tempo mostrou que a situação da referida empresa era muito mais do que delicada.

Todo o aprendizado que tive me deixou mais maduro na seleção dos meus dois atuais sócios. Lembro como se fosse hoje que, em uma das primeiras conversas com um deles, a primeira coisa que pedi foi: 'seja honesto e verdadeiro', afinal, prefiro saber a real do que ter surpresas no caminho. Ele me mostrou um levantamento detalhado da empresa nos dias seguintes, consolidando a parceria pouco tempo depois.

O amigo do amigo... cautela!

Certa vez, meu amigo me apresentou um cara brilhante, de uma startup promissora que procurava por investidores. Para melhorar, o pai desse rapaz já havia sido mentor do meu amigo e é um sujeito por quem temos apreço. Qual a chance desse negócio dar errado?

A apresentação do idealizador da startup foi impecável, e ainda por cima descobri que tínhamos afinidades pessoais, algo que me deixou propenso a aceitar a proposta: Um valor considerável, dividido em parcelas. Entretanto, eu quis travar um contrato, ele não. Eu insisti e seguimos.

Comecei a injetar o dinheiro e seis meses depois, quando questionava sobre o andamento dos negócios, ele se esquivava: 'está caminhando', até que meu feeling novamente me alertou. Após intensa apuração, descobri que o dinheiro foi usado para o desenvolvimento de um outro aplicativo, sem qualquer relação com o produto documentado em contrato. Não tive dúvidas, questionei e exigi meu dinheiro de volta, que só recebi quando a Justiça me deu ganho de causa graças às assinaturas no contrato.

Como diz o ditado: 'Gato escaldado tem medo d´água fria'. Hoje, vejo com clareza que nos negócios, intuição e documentação são essenciais para não haver prejuízos. Com amigos ou desconhecidos, quando se trata de dinheiro e poder, toda a negociação precisa estar muito bem estipulada no papel. É preciso gastar o tempo necessário para redigir um contrato que te resguarde de eventuais problemas, caso contrário, o trabalho durante a rescisão será ainda maior.

Também é importante utilizar a razão em vez da emoção, para evitar empolgação ou até mesmo ceder a apelos emocionais. E a confiança, sem dúvida, é um ingrediente essencial, afinal, uma sociedade é igual a um casamento, impossível de funcionar sem a convicção de que a outra parte é a pessoa certa.

*Alexandro Barsi é sócio-fundador e CEO do Verity Group, ecossistema de empresas que prestam consultoria para transformação digital e gestão de ponta a ponta. É formado em gestão na Northwestern University – Kellogg School of Management e Fundação Dom Cabral


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar