Brasil,

Treinamento comportamental é a chave para a formação dos líderes da nova geração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcio Ribeiro/Mariana Haas/Nataly Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As empresas exigem cada dia mais habilidades intangíveis, como manter a boa harmonia, ser estrategista, ter resiliência e relacionamento entre os integrantes da equipe

O mercado de trabalho está passando por um momento de transformação, consequentemente, os perfis exigidos dos profissionais, seja de alta ou baixa gerência, também mudaram. Nesse contexto, o papel do líder está cada dia mais complexo, afinal, além de gerir a equipe, o líder, hoje, precisa ser estrategista, passar o propósito da empresa, saber delegar, e, principalmente, entregar resultados. "Com a horizontalização das empresas, o líder não é mais aquele que manda e os outros obedecem. Atualmente, ele cumpre outros papéis que incluem a motivação de seus colaboradores e o bom ambiente de trabalho", explica Pierre-Jean Quetant, Country Manager da Learning Tribes Brasil.

Estudo realizado pela Capgemini Digital Transformations Institute, divulgado no final de 2017, comprovou que cerca de 60% das empresas pesquisadas sofrem com as atitudes comportamentais de seus funcionários, as chamadas soft skills, e que a demanda pelo desenvolvimento dessas competências teve um aumento considerável no último ano. Já na edição 2017 do Relatório Deloitte - Tendências Globais de Capital Humano, com base em pesquisa junto a empresas de todo o mundo, o item "Carreiras e Aprendizagem" subiu para o segundo lugar em classificação de importância, com 83% dos executivos respondentes identificando essas questões como tendências importantes ou muito importantes.

Segundo Quetant, além de ter conhecimento sobre sua área de atuação, o novo gestor precisa saber se comunicar, o que inclui a escuta ativa, integridade, dar assistência à equipe em diferentes demandas, ter conhecimento de coaching, entre tantas outras habilidades que podem e devem ser treinadas. "Por isso, o treinamento de líderes é tão valorizado e necessário no ambiente corporativo. Treinar e desenvolver habilidades, hoje, é o principal, já que a maioria dos líderes chega ao mercado com suas capacitações técnicas 'em dia'", afirma.

Entre as características buscadas pelas empresas estão agilidade e flexibilidade, ou seja, responder rapidamente às necessidades e ser capaz de lidar com imprevistos, sendo competente para mudar de acordo com a necessidade, principalmente, em um mercado de trabalho em constante mutação. "Um líder ágil, constrói uma equipe célere e com 'jogo de cintura e, consequentemente, com menos entraves nas respostas aos clientes", afirma Pierre.

Para o especialista, otimismo, solidariedade e benevolência também estão entre as capacidades valorizadas pelas empresas. "Não é possível trabalhar com um gestor derrotista. É preciso que sempre haja disposição para buscar novos caminhos". Já a solidariedade e a benevolência entram na formação mais humana de uma equipe. "É preciso que o líder consiga ser o apoio de seus colaboradores, prezando pelo relacionamento, a harmonia da equipe, além de realizar a gestão do estress em momentos de altas descargas emocionais".

Pierre diz, ainda, que o papel do gestor está mudando, passando de um funcionamento vertical para um modo horizontal e a chegada de novas gerações aumentará o ritmo dessa mudança. O gestor deve saber não apenas delegar, mas responsabilizar suas equipes, criar grupos de projetos intergeracionais e multiculturais e dar sentido às tarefas das equipes. Nesse contexto, a retenção de talentos tornou-se um grande desafio para todo gestor", finaliza.

Sobre a Learning Tribes
Fundada em 2004, a Learning Tribes está presente em países como França, China, USA e, agora, no Brasil. A empresa é especializada em soluções que visam proporcionar resultados positivos para a empresa, seus funcionários e seus clientes finais, capacitando de forma assertiva e sustentável. A companhia trabalha sempre três pilares: treinamento presencial, treinamento digital/a distância e engajamento. No presencial, oferecem treinamentos privilegiando protagonismo e co-construção de conteúdo, totalmente personalizados e com acompanhamento pré e pós encontros; o treinamento a distância, aproveita as modalidades mais modernas e inovadoras para atingir resultados transformando conhecimento em competência, junto com estratégias de engajamento e gameficação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar