Brasil,

Vendas do varejo paranaense acumulam aumento de 5,8%

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karla Santin via MAxpress
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Greve dos caminhoneiros reduz ritmo de crescimento, mas assim mesmo comércio segue em expansão

Dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostram que as vendas do varejo paranaense cresceram 1,59% de abril para maio. Em relação a maio de 2017, houve aumento de 3,3% no faturamento, e no acumulado do ano registram alta de 5,8%.

Ainda que negativos, os efeitos da greve dos caminhoneiros não foram o suficiente para que o comércio deixasse de crescer tanto em relação ao mês anterior, bem como em relação a maio do ano passado. Como a paralisação teve início no dia 21 maio, boa parte das vendas do mês já havia sido concretizada. Alguns setores demoraram mais tempo para sentir os efeitos da greve, pois possuíam mercadorias em estoque. Outros tiveram as vendas apenas postergadas e alguns, como o ramo de supermercados (8,71%), tiveram elevação no faturamento em função da corrida dos consumidores para “estocar” mantimentos.

Os segmentos de calçados (17,86%), vestuário e tecidos (13,9%) e as lojas de departamentos (17,5%) apresentaram crescimento nas vendas em maio na comparação com abril, especialmente em função da chegada do inverno.
No acumulado do ano, os destaques são as concessionárias de veículos (35,19%), materiais de construção ( 11,86%) e as lojas de departamentos (8,19%).

Análise regional

Na variação mensal, o comércio de Curitiba e Região Metropolitana teve aumento de 4,65% nas vendas. Da mesma forma, a Região Oeste mostrou aumento de 2,08% em maio e em Ponta Grossa houve acréscimo de 0,98% no faturamento. A pesquisa da Fecomércio PR registrou perdas em Londrina (-3,39%), Sudoeste (-2,4%) e Maringá (-1,13%).
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, tiveram majoração nas vendas as regiões Oeste (18,64%), Londrina (2,31%), Capital (0,98%) e Ponta Grossa (0,91%). Já o Sudoeste e a região de Maringá tiveram queda de 6,42% e 2,91%, respectivamente.
No acumulado de janeiro a maio, a região Oeste se sobressai, com aumento nas vendas de 19,78%, seguida por Londrina, com 11,08%. Maringá apresentou alta de 2,79%; o Sudoeste de 2,12%; Ponta Grossa de 1,52% e Curitiba e Região Metropolitana de 0,56%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar