Brasil, 19 de Setembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Acervo Técnico: avaliação indispensável ao atual momento das empresas

Empresas de engenharia, construtoras ou prestadoras de serviços de grande porte, caracterizadas por uma vasta expertise em vultosas obras e serviços de grande complexidade, têm como um de seus maiores ativos, o ativo intangível. Ou seja, histórico de obras e de serviços que resulta no seu Acervo Técnico.

O Acervo Técnico traduz a capacidade técnica operacional da empresa e habilita ela a participar de uma grande quantidade de processos licitatórios ou de cotações de grandes obras e serviços privados, onde são exigidas das participantes a demonstração de que possuem capacitação para a execução de determinada demanda. Isto implica, por conseguinte, na capacidade de gerar resultados e gerar valor agregado ao negócio.

Conforme definido pelo Confea, o Acervo Técnico de uma pessoa jurídica é representado pelos profissionais do seu quadro e de seus consultores que atuaram nas respectivas obras e serviços, anotando responsabilidade técnica pelas mesmas. As empresas, em caso de êxito na conclusão das obras e serviços, obtêm junto aos seus contratantes os atestados de capacidade técnica que são os documentos comprovatórios à prestação de serviços e execução de obras a contento do ponto de vista técnico. Referidos atestados técnicos são referendados (vistados) pelos respectivos CREAs e habilitam, então, as empresas a participarem de licitações públicas ou privadas.

Observo que no atual cenário econômico recessivo, novas obras e serviços foram adiados e aqueles em andamento pararam. Isso devido à séria escassez de recursos. Não há investimentos, as empresas estão seriamente abaladas e muitas, inclusive, se viram em situação de falimentar ou pré-falimentar, foram forçadas a encerrar as suas atividades ou tiveram de enfrentar duros processos de recuperação judicial ou, ainda, buscaram uma reestruturação societária com fusões, cisões ou incorporações. Nesse conturbado ambiente acresceu a importância do ativo intangível Acervo Técnico, talvez o principal e mais valorizado ativo destas empresas.

Em quaisquer das circunstâncias citadas, seja recuperação judicial, fusões, cisões ou incorporações, a determinação do valor deste ativo Acervo Técnico tornou-se imprescindível e de grande importância estratégica e técnica. É neste contexto que a Lautec Assist, por meio de sua larga experiência na avaliação de ativos tangíveis e intangíveis e em engenharia econômica previu o atual cenário, entendendo a importância desta questão avaliatória e dedicando-se a estudar a fundo a avaliação de acervo técnico. A empresa enriqueceu o seu próprio Acervo Técnico desenvolvendo, com êxito, inúmeros e importantes casos e demandas de avaliação de acervos técnicos. O público são empresas de engenharia, construtoras ou prestadoras de serviços de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo