MSD Saúde Animal debate sobre sanidade na Festa do Ovo de Bastos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stela Maria

Empresa patrocina palestra de Obiratã Rodrigues que discutirá controle de ácaros.

Os ácaros estão hoje entre os maiores desafios sanitários enfrentados pela postura comercial e entre as cinco principais pragas da avicultura. As infestações pelos ácaros vermelhos, o Dermanyssus gallinae, como é conhecido cientificamente, podem ser tão altas que as galinhas, em casos extremos, se tornam anêmicas, aumentando a taxa de mortalidade. O mesmo ocorre com o Ornithonyssus sylviarum, popularmente chamado de ácaro negro, que afeta severamente a produtividade e o bem-estar das aves.

Para abordar as estratégias corretas de monitoramento de controle e, consequentemente, o impacto dessas pragas na produtividade e rentabilidade dos avicultores, a MSD Saúde Animal levará para a 59ª edição da Festa do Ovo de Bastos, que acontece de 12 a 14 de julho, em Bastos (SP), a palestra do médico-veterinário e consultor técnico, Obiratã Rodrigues.

Dentre os assuntos tratados estão os impactos econômicos observados no surgimento dessas pragas na granja, que incluem a redução da produção de ovos e ineficiência na conversão alimentar. Estudos apontam reduções de lucratividade na margem de US $ 0,07 a US$ 0,10 por galinha, ao longo de um período de 10 semanas de infestação.

O evento reunirá empresas e novidades do setor de avicultura no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe. “A companhia estará presente com um estande para receber clientes e parceiros, além da apresentação de tecnologias”, diz André Gomes, gerente de Produtos da Unidade Avicultura da MSD Saúde Animal.

Recentemente, a MSD Saúde Animal trouxe para o mercado um tratamento inovador contra infestações por ácaros das aves. Trata-se do EXZOLT®, que quando administrado com dose recomendada de 0,5 mg/kg de peso corporal duas vezes no intervalo de sete dias, obtém 100% de eficácia na morte de. O produto começa a agir quatro horas após o início do tratamento, resultando em eliminação efetiva da praga. As galinhas são tratadas em dois momentos, o que garante que os ácaros adultos e seus ovos sejam totalmente eliminados.

“Além de uma molécula inovadora em sua composição, EXZOLT® traz a vantagem do seu método de aplicação, uma vez que é administrado via água de bebida. Além disso, o produto tem indicação em bula para tratamento destes ácaros, o que o torna uma importante ferramenta ao avicultor”, finaliza Gomes.

A Festa do Ovo de Bastos é um importante evento para a região, que segundo recentes levantamentos, concentra a maior produção de ovos do Brasil, com mais de 20 milhões de aves em granjas.

Sobre a MSD Saúde Animal

Com foco em desenvolvimento de medicamentos e serviços inovadores para veterinários, produtores e proprietários de animais de estimação, a MSD Saúde Animal é uma companhia global com mais de um século de história, presente em mais de 50 países e com produtos disponíveis em 150 mercados. Conhecida nos Estados Unidos e Canadá como Merck Animal Health, a empresa biofarmacêutica é uma das líderes de mercado no fornecimento de produtos voltados a saúde animal. Seu propósito é melhorar a saúde e desempenho dos animais por meio da pesquisa e inovação. Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br.