Bem-vindo ao ponto de bifurcação
Por Sandro Magaldi, palestrante e autor do livro Gestão do Amanhã
Acontecimentos recentes demonstram, de forma viva e inequívoca, que passamos por uma transformação na sociedade com poucos precedentes em nossa história recente.
É como se um vulcão adormecido durante anos entrasse em erupção e explodisse com a estabilidade que vigora há décadas.
As peripécias de homens do mundo todo na Copa e sua relação desrespeitosa - para dizer o mínimo - com as mulheres é só a ponta do iceberg dessa transformação.
O mundo corporativo não passa ileso a essa dinâmica.
Aliás, insisto na tese que uma empresa é uma entidade social. Tem natureza privada, porém sua prática se consubstancia na sociedade. É a sociedade que dá uma licença para que qualquer organização habite e opere nesse universo.
É habitual que essa lógica seja negligenciada e o mundo corporativo entendido e percebido como uma bolha que se encerra em si mesmo. Ledo engano. É óbvio que as novas relações que regem a nova sociedade terão - e tem - consonância com as relações dentro das empresas.
Por que se valoriza tanto a diversidade atualmente?
Por que a questão da equidade de gênero é tão discutida?
Por que a temática do propósito está tão presente nas agendas corporativas?
Simplesmente porque a sociedade valoriza, exige e demanda por uma nova natureza no relacionamento entre seus agentes.
Da mesma forma que alguns homens não entendem o motivo de tanto barulho devido a "brincadeirinhas inofensivas" com as mulheres, afinal sempre foi assim, líderes não entendem a razão de novas demandas.
Esse estranhamento é natural, já que estamos no centro de um processo de transformação fundamental na sociedade. É o clássico "ponto de bifurcação" onde um novo sistema se encontra com aquele que estava consolidado há décadas. Em dado momento do espaço-tempo ambos coabitam o mesmo ambiente.
Durante esse período, a sensação é de caos absoluto, já que o paradigma atual é confrontado por um novo, cujos limites e características ainda não estão claros.
Até que seja estabelecida uma nova ordem, a confusão impera.
Qualquer semelhança com o que está acontecendo agora não é mera coincidência.
É necessário que uma nova consciência seja desenvolvida por todos os líderes corporativos.
É imperativo que seja evitada a armadilha dos discursos politicamente correto e das decisões cosméticas cujo propósito principal é "sair bem na foto".
A Caixa de Pandora foi aberta nos obrigando a lidar com todas as nossas contradições. Não importa onde você esteja, essa demanda é onipresente.
Arrisco a dizer que serão vencedores aquelas e aqueles com coragem e muita, muita humildade para encarar de peito aberto a nova ordem das coisas.
O mundo está em aberto. Só não vê quem não quer.
Sobre o autor:
Sandro Magaldi é cofundador do meuSucesso.com, startup dedicada a incentivar o empreendedorismo no Brasil por meio da apresentação de estudos de caso com empreendedores bem-sucedidos. Foi eleita a melhor empresa de serviços de assinatura do Brasil em 2017 no Assinaturas Awards e recebeu o Prêmio Digital Awards como a melhor plataforma de empreendedorismo do país.
Atuou como vice-presidente de clientes e negócios do Grupo TV1, um dos maiores grupos de comunicação do país, e diretor comercial da HSM do Brasil durante nove anos. Tem cerca de trinta anos de experiência em liderança e vendas. Em sua carreira acadêmica, atuou por mais de quinze anos como professor do MBA na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Fundação Dom Cabral (FDC).
Como palestrante apresentou-se em eventos para organizações, como Oracle, Toyota, Unilever, Cimed, Coca-Cola e Unimed Seguros, dentre outros.
É pós-graduado pela ESPM e tem mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP. É mentor do Instituto Endeavor, do Oracle Startup Accelerator Program; conselheiro do projeto social Gerando Falcões e autor dos livros Movidos por ideias: Insights para criar empresas e carreiras duradouras e Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário