Brasil,

Férias: saiba como equilibrar a rotina de estudos com descanso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Jadon
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Férias: saiba como equilibrar a rotina de estudos com descanso

Coordenador do Curso Poliedro, Vinícius de Carvalho Haidar, concede orientações fundamentais para o vestibulando planejar esse período

Finalmente chegou o tão esperado período de férias e o vestibulando pode desacelerar o ritmo intenso de estudos dos últimos meses. No entanto, devido à proximidade com a data das provas dos vestibulares mais concorridos e almejados do País o candidato a uma vaga deve destinar um tempo importante deste período às matérias em que possui dificuldade de assimilação.

De acordo com o coordenador do Curso Poliedro, Vinícius de Carvalho Haidar, essa é uma fase preponderante a ser utilizada pelo estudante para rever as matérias do primeiro semestre que exigem maior dedicação, além de descansar com o intuito de recuperar as energias gastar nos primeiros seis meses do ano e se preparar para a reta final de estudos, que é o segundo semestre.

Segundo ele, antes de entrar efetivamente nas férias, é fundamental destinar um tempo na listagem dos principais conteúdos que precisam ser revisados, levando em consideração as pendências do primeiro semestre, e montar um plano de estudos adequado com os dias e os horários a serem dedicados. Neste planejamento, é possível equilibrar a rotina de estudos com os momentos de descanso, mas é recomendável separá-los para poder aproveitar o melhor de cada um deles.

“Quando o aluno tenta misturar as duas ações como, por exemplo, estudar de manhã e descansar à tarde, ou estudar um dia e descansar no outro, fica difícil ter o melhor aproveitamento, pois sempre há a preocupação com o momento seguinte. Sem separar as fases de descanso e estudos, o vestibulando acaba por não descansar bem e nem estudar tranquilamente”, afirma Haidar.

Outro ponto relevante das férias, segundo avalia o coordenador do Curso Poliedro, é que representa uma temporada valiosa para os alunos que não conseguiram engrenar nos estudos no primeiro semestre. Nestes casos, basta seguir as mesmas recomendações, priorizando os conteúdos de maior dificuldade, tanto na primeira, quanto na terceira semana.

Pensando nos aspirantes a uma vaga em faculdades de ampla concorrência, o coordenador explica como o vestibulando deve se organizar nas férias. Confira:

1ª Semana – Utilize esse tempo precioso a seu favor

Ao começar as férias, não pense que chegou o momento de descansar. De acordo com Haidar, a primeira semana deve ser utilizada para colocar, de fato, a casa em ordem. Tenha um planejamento do que vai ser feito já definido. Neste período, é aconselhável corrigir provas que foram feitas ao longo do semestre, estudar as matérias que não conseguiu ver na primeira metade do ano e ainda adiantar a leitura de obras literárias das provas que pretende prestar.

2ª Semana – Aproveite para descansar

Já na segunda semana de férias, chegou a hora de desfrutar de um período de descanso e recarregar as energias para o restante do ano. “Na semana do meio é aconselhável um descanso completo, principalmente mental. Por isso, procure realizar atividades que goste e que não estejam relacionadas ao vestibular, como viajar, assistir filmes ou seriados, sair com os amigos etc”, diz o coordenador.

3ª Semana – Retome o ritmo de estudos

Por fim, a terceira semana é fundamental para a retomada do ritmo de estudos, porque o segundo semestre é rápido e as aulas tendem a começar com bastante conteúdo. É importante também voltar a acordar cedo nesta semana, para não haver um impacto grande na questão dos horários no início das aulas. “A ideia nesta semana é fazer uma revisão dos principais tópicos de todas as frentes das matérias, começando pelos mais difíceis, quando a cabeça está mais tranquila, até os mais fáceis para o final da semana. Deixe o domingo para descansar, pois segunda-feira voltam às aulas e a rotina”, indica Haidar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar