Brasil,

STF valida natureza facultativa da contribuição sindical

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MyrianVallone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Após seis meses de vigência da Lei n. 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) e diversas polêmicas envolvendo sindicatos, trabalhadores e empresas a respeito da nova redação dos artigos 545, 578, 579, 582, 583, 587 e 602, da Consolidação das Leis do Trabalho ("CLT") o Supremo Tribunal Federal finalmente adotou posicionamento sobre o tema.

Em julgamento iniciado na última quinta-feira, 28/06 e concluído 29/06, a Suprema Corte brasileira decidiu, por 6 votos a 3, pela constitucionalidade dos dispositivos da Reforma Trabalhista que alteraram a natureza da contribuição sindical de obrigatória para facultativa, condicionando seu desconto e recolhimento à expressa autorização dos empregados.

O ministro Edson Fachin, relator das 19 ações analisadas na sessão, traçou a evolução do modelo sindical brasileiro, concluindo que a Reforma Trabalhista impediria os sindicatos de buscar formas de organização mais eficazes para defender os direitos dos trabalhadores perante os interesses patronais. Afirmou ainda, que, sob o ponto de vista formal, a alteração seria inconstitucional pois a natureza tributária da contribuição estaria clara na Constituição Federal, além de já ter sido consolidada pela doutrina e jurisprudência. Os ministros Rosa Webber e Dias Toffoli acompanharam referido entendimento.

Prevaleceu, todavia, o entendimento do ministro Luiz Fux (acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Carmen Lúcia), o qual baseou-se no princípio da liberdade sindical. De acordo com Fux, "se o empregado tem a opção de se filiar a um sindicato, ele também tem a opção de não se filiar, de não recolher essa contribuição", ou seja, nenhum desconto poderá ser realizado sem expressa autorização dos empregados.

Com a publicação do Acórdão, o qual será redigido por Luiz Fux, espera-se que a forte insegurança provocada pela pressão da mídia e dos sindicatos acerca do tema diminua, na medida em que os empregadores possuem, agora, posicionamento formal da Suprema Corte assegurando a constitucionalidade dos dispositivos da Reforma que abrangem a contribuição sindical.

O grupo de prática trabalhista de Felsberg Advogados está à inteira disposição para sanar dúvidas e/ou apresentar esclarecimentos acerca do assunto, se necessário.

Cordialmente,

FELSBERG ADVOGADOS
GRUPO DE PRÁTICA TRABALHISTA
A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião, recomendação ou aconselhamento legal do Felsberg Advogados a respeito dos temas aqui abordados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar