Brasil,

O espírito empreendedor e a construção de grandes negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Como transformar sonhos em objetivos e, desta forma, traçar o seu caminho pelo mundo dos negócios

* Por Davi Marim

No atual cenário global, o qual vive a era das startups, dos aplicativos de serviços e dos novos conceitos de se fazer negócio, para se tornar um empreendedor de sucesso hoje, já é preciso mais do que a apenas a ambição e o desejo de lucrar em determinado segmento. Hoje, tanto no Brasil quanto no mundo, as empresas que se destacam são as que compreendem que somente qualidade já não é mais o suficiente para se manter ativo no mercado e conquistar um nicho de consumidores.

É preciso, então, que repensemos nossa postura, que saibamos identificar lacunas e transformá-las em oportunidades, sempre buscando pensar “fora da caixa” para reinventar o que já existe e nunca cair na estagnação. Devemos então, como criadores de oportunidades e condutores de prósperos negócios, nos manter sempre aptos a nos renovar, sempre buscando aprender tanto quanto possível dentro do mercado em que estivermos inseridos.

O que caracteriza o verdadeiro espírito empreendedor?

Engana-se quem pensa que força de vontade é tudo que um novo empresário precisa para triunfar. Além de fatores cruciais como o idealismo, a liderança, a criatividade, foco, firmeza, a busca constante por novos conhecimentos e o poder de tomar grandes decisões, por exemplo, talvez o traço mais essencial para este profissional seja a presença da dúvida, da habilidade de se questionar. Tudo à nossa volta pode ser questionado e compreendido e é justamente este fator que difere as grandes mentes que trouxeram as maiores inovações ao longo da história da humanidade.

Questionar o que pode ser feito para solucionar dado problema, entender o porquê tal serviço e/ou produto são necessários para uma comunidade, como algo pode ser aprimorado e, principalmente, como continuamente aprimorar a si mesmo, afinal, do que são feitos grandes negócios se não de pessoas e suas ideias perante o mercado?

Do sonho à prática: como tirar suas aspirações do campo das ideias e colocá-las no papel

Enquanto em alguns casos sobra pragmatismo e falta uma visão que vá além, em outros, grandes iniciativas em potencial são perdidas por permanecerem apenas na mente de quem idealiza sem nunca serem aplicadas à realidade. Sonhar, embora fundamental, é só a semente de qualquer empreendimento futuro. Para que este empreendimento exista e cresça de maneira financeiramente saudável e contínua, é preciso que, desde suas raízes, todo um planejamento seja tomado para que o seu desenvolvimento seja garantido.

Organize suas ideais

Às vezes o objetivo final é tão grande e audacioso que fica difícil visualizar quais devem ser os seus primeiros passos. Por isso, trabalhe com o que tem em mãos: pergunte a si mesmo “como, partindo da situação que estou hoje, posso dar início a este plano?”.

Além disso, conheça seu público e seu mercado, e, quanto aos seus erros, faça deles um aprendizado que possa agregar novos conhecimentos a sua trajetória como empreendedor sempre disposto a inovar.

Também vale a pena utilizar de ferramentas fáceis e práticas, como mapas mentais, por exemplo, para entender e visualizar a progressão das suas ideias e quais são os passos para se chegar onde deseja. Não raramente, adiamos grandes decisões em prol de nossos objetivos por pensarmos que o momento ainda não é o ideal. A verdade é que ele nunca vai ser, ao menos não como visualizamos em nossas mentes. Como empreendedores por natureza, nós devemos criar este momento. E tudo começa com a nossa postura atual.

Intraempreendedorismo: a importância do trabalho interno

Outro fator de suma importância é o de possuir um olhar treinado para verificar as lacunas e carências dentro de sua própria corporação. É preciso que entendamos que o empreendedorismo deve ser, antes de mais nada, uma característica impregnada no próprio DNA de uma companhia. Isso faz com que o olhar interno seja tão essencial quanto o externo, pois permite que consigamos enxergar possíveis melhoras e inovações dentro da nossa própria empresa.

Quando esta postura não é apenas do CEO de uma empresa, por exemplo, mas é implementada na cultura da própria organização, fazendo com que todos seus integrantes e sua própria visão de mercado seja alterada em prol do auto aperfeiçoamento corporativo, é aí que sabemos que estamos no caminho certo.

Com isso, podemos trabalhar sobre as necessidades identificadas e assim, aprimorar todo o rendimento e posicionamento mercadológico de uma empresa. Novos produtos, serviços e grupos-alvo se tornam possíveis, tudo partindo de um rigoroso olhar sobre a nosso próprio modelo organizacional.

Por dentro do território

Finalmente, é importante encararmos nosso ambiente de negócios. O Brasil, seu mercado, economia e, os diversos desafios de nosso meio empreendedor. Neste contexto, é de conhecimento geral que estamos saindo de uma crise financeira e, de pouco em pouco, nos reerguendo economicamente perante o mundo. E se, como dito acima, o espírito empreendedor nada mais é do que um posicionamento que visa oportunidades de crescimento sobre conflitos ou carências em dado aspecto, então, por mais amedrontador que o cenário possa parecer, este talvez seja um dos melhores momentos para se tentar algo novo.

Ademais, temos à nossa disposição tecnologias até então inéditas que permitem a automatização de serviços, a potencialização de recursos humanos e de processos internos de uma empresa. Recomenda-se atenção, naturalmente, porém mais do que isso, audácia e otimismo. Pois, em conclusão, mais do que nunca o país – e o mundo – necessitam de mentes que queiram fazer diferente em seja qual for o setor.

* Davi Marim é administrador de finanças, sócio e diretor executivo da ITO1

Sobre a ITO1

A ITO1 foi fundada em 2015 e possui mais de 30 anos de atuação no mercado graças a profissionais qualificados na área, atuantes em serviços de Inteligência Competitiva Tecnológica. Visando agilidade e dinamismo nas soluções dos problemas, a ITO1 está presente em 233 cidade do Brasil, atendendo todos os setores de indústria e modelos de negócios. Contam com parceiros na área de TI para garantir segurança e qualidade no atendimento de seus clientes. Os sócios da ITO1 são integrantes do G100® Brasil, compondo este Núcleo de Estudos como Membros Titulares da Cadeira 48.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar